“Você se arrependerá por escrever isso”, Daniel Fraga em 2013 sobre quem zombava do bitcoin

Primeiro vídeo no Youtube brasileiro sobre bitcoin foi postado por Daniel Fraga.

Siga no
No futuro você se arrependerá amargamente de ter escrito isso
No futuro você se arrependerá amargamente de ter escrito isso

Quem comprou bitcoins antes de 2015 provavelmente está bem contente hoje (caso tenha mantido a moeda). Mas você sabia que tem muita gente que teve essa oportunidade em 2013, mas não só ignorou como também zombou de quem acreditou? Muitos atacaram quem defendia o bitcoin quando a criptomoeda ainda valia poucos dólares. Uma rápida olhada pelos vídeos sobre bitcoin do Daniel Fraga, nos traz muitos exemplos disso, com o youtuber alertando que as pessoas se arrependeriam de ter escrito tais coisas e ido contra ele.

Para quem não sabe, Daniel Fraga é considerado um herói ancap brasileiro, tendo “negado o estado” e fugido sem deixar nenhum rastro, evitando que processos movidos contra ele pela Receita Federal tivessem efeito sobre suas criptomoedas. Para muitos ele é um verdadeiro exemplo do que representa a filosofia do bitcoin.

Em 2013 Daniel começou a falar do bitcoin no Youtube, na época, a moeda era negociada por míseros $ 13 dólares. O youtuber incentivava seus inscritos a comprarem a moeda digital, mas alguns comentários eram pouco elegantes.

Quando ele ainda estava ativo na internet, postando vídeos em seu canal, muitos achavam que ele estava errado e que o bitcoin não chegaria a lugar nenhum, que era “apenas uma piada”. Fraga avisava que esses detratores se arrependeriam e, bem… alguns anos depois podemos ver o quão certo ele estava.

Em um vídeo intitulado “Bitcoin é melhor que dólar” ele mostra como o bitcoin estava em valorização impressionante e estabilizado em $ 100, ele fala das pessoas que o criticaram quando ele defendeu a moeda meses antes da publicação do vídeo.

“Para aqueles que tiraram sarro do vídeo que eu fiz em dezembro elogiando o Bitcoin quando estava a $ 13, queria ver vocês que me criticaram e que falaram que o “Bitcoin é uma piada” falar que é uma piada agora que está valendo $ 100.”

Agora, 7 anos depois, o bitcoin não vale apenas $ 100, mas sim mais de $ 19 mil, tendo recentemente passado do seu valor histórico de 2017, além de ter passado em mais de R$ 40 mil o seu valor mais alto no Brasil.

Existem muitos comentários do investidor em seus vídeos no YouTube e para quem lê agora, em pleno 2020, parece que as suas opiniões eram realmente proféticas. Claro, Fraga era um grande entendedor do criptomercado e estava apenas expondo ideias que já eram comuns na época, mas ainda não tinha atingindo o publico geral.

Nos comentários temos também quem duvidava do bitcoin como uma moeda com possibilidade de valorizar e um projeto sério. Claro, agora é bem provável que essas pessoas não sejam mais tão contra a moeda (mas talvez seja um pouco tarde demais).

O muro das lamentações do criptomercado brasileiro

Curiosamente, os comentários nos vídeos de Daniel Fraga ganharam uma apelido por alguns membros da comunidade “o muro das lamentações do criptomercado”, onde muitos vão para se lamentar de não terem descoberto o canal do investidor em 2013 ou não terem acreditado nele.

Apesar de alguns comentários deletados (afinal, são vídeos de 7 anos atrás), é possível ver que Fraga sempre acreditava que no futuro a moeda iria valer à pena e que quem não acreditava nisso com certeza iria se arrepender.

Para quem ousou chamar o bitcoin de piada e moeda sem futuro, Fraga tinha uma resposta na ponta da lingua.

“No futuro você se arrependerá amargamente de ter escrito isso”, respondeu fraga em 2013 a um usuário que chamou o bitcoin de piada.

Comentário de Daniel Fraga destacado (2013), alertando que as pessoas que o criticaram iriam se arrepender no futuro.

Izzy Nobre fez aposta arriscada

Não apenas anônimos da internet que apareceram falando opiniões erradas nos vídeos, mas também alguns que se tornariam muito famosos, como é o caso do Izzy Nobre, que não parecia ser grande fã do bitcoin na época.

Em um comentário deletado, ele foi um dos que chamaram o bitcoin de uma “piada na internet.”

Izzy confiava tanto no fracasso da moeda que até mesmo fez algumas apostas arriscadas em relação a Daniel Fraga e seus investimentos.

Quem ouviu Daniel Fraga, hoje pode estar rico

Claro, temos também o fato de que a internet não é feita apenas de quem discorda das opiniões dos outros, por isso também é fácil de encontrar pelos comentários pessoas que seguiram o conselho dele na época e que hoje voltam para agradecer aos conselhos.

Ou seja, enquanto muitos possuem motivos para se lamentar e realmente se arrepender, alguns tem motivos para agradecer ao pioneiro de Bitcoin no Brasil.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Bitcoin (BTC) no globo, em foco Índia, China e Austrália

Austrália quer se tornar líder da indústria de criptomoedas

Com o Bitcoin chegando a todos os públicos, é necessário que países estabeleçam leis claras sobre criptomoedas já que as antigas já estão obsoletas...
Bitcoin e negociações em bolsa de valores e ações

PlanB: “Preço do Bitcoin ainda está longe do topo”

Com o Bitcoin em um ótimo momento e atingindo novos recordes de preço, os olhos dos investidores se voltaram para o futuro próximo: Alcançamos...
Peter Thiel, bilionário cofundador do Paypal

Bilionário americano diz que Bitcoin é o mercado mais honesto do país

Peter Thiel, bilionário e cofundador do PayPal, falou sobre o preço e o valor do Bitcoin durante conferência da The Federalist Society sobre leis...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias