Bitcoin, dados sugerem que grandes emoções estão por vir

Siga no
BTC Bear Market
BTC Bear Market
Gráfico BTC/USD 4h

A retomada do padrão Touro no curto prazo deve acontecer em breve, testando novamente ~$64,500 e depois indo em direção ao alvo na próxima linha vermelha (~$69,800).

Grande absorção de liquidez abaixo de ~$61,200. Proteção de toda região do suporte referência. Enfim, a região $58,000 foi testado e quebrado por alguns minutos (chegando cotar $56,425 na Bitstamp), porém voltando rapidamente para acima de $60,000.

Gráfico BTC/USD 4h

Desde a quebra de $44,400 o preço realizou 2 movimentos padronizados completos, indo para o terceiro agora, no qual parou no meio do caminho. Retrações maiores vão ocorrer, maiores acumulações antes de dar continuidade a tendência no curto prazo, além disso por algum momento o padrão/tendência será perdido e os Ursos estarão no controle.

Gráfico BTC/USD 4h

Já sabíamos o que fazer caso o movimento de teste até o topo superior da Zona Neutra, antiga resistência, agora suporte referência para a tendência ocorresse. O suporte seria respeitado e daqui em diante espera-se a retomada do padrão Touro no curto prazo na faixa de $62,900.

Você pode ler o último artigo e conferir a análise completa anteriormente para dar continuidade ao contexto de atualização técnica do preço

Gráfico BTC/USD Diário

A concentração sempre está no alvo dentro dos canais, a partir do comportamento e a quebra das expansões, temos a visão por cima da floresta. Lembra-se do alvo? ~$71,500 está esperando. Porém, até chegar na região projetada o curto prazo é volátil.

Nessa região é de se esperar a quebra do padrão no curto prazo? Eu diria que sim! Mostrei as acumulações começando aumentar e já é a primeira vez que o padrão falha no meio do caminho, ou seja, em alguma faixa será revertido para retração maior.

Gráfico BTC/USD Diário

Sendo assim, é necessário que os Ursos estejam no comando do curto prazo para tamanho volume e retração. Fique tranquilo, a leitura é precisa e estamos um passo à frente na direção do preço, além de utilizar Análise on-chain para definição do momento cíclico e o olhar Macro do mercado.

Espere volatilidade no curto prazo, isso será refletido nas retrações/expansões que o preço irá realizar, como também as quebras de padrões e troca de comando no curto espaço de tempo.

Interesse em Aberto – Mercado Futuro

Open Interest batendo novo recorde histórico. O sentimento otimista vem se aquecendo.

Taxa de Financiamento em todas Exchanges (Gráfico 1D)

As taxas de financiamento já chegaram no patamar 0.06, isso significa que estamos bem próximos de um novo ciclo de alavancagem sem controle, Euforia extrema. Historicamente, acima dessa faixa o preço está em alta parabólica, além da confiança no Touro estar super elevada.

Com esta leitura dentro da cadeia mostrando comportamentos dentro do mercado fica muito mais fácil de guiar o preço através dos canais. Aproveite os próximos mergulhos curtos para especulações, espere retrações maiores para aumentar posição de acordo com os alvos do ciclo para que o Risco x Retorno ainda continue favorável.

O momento atual ainda é o meio do ciclo de alta, com isto em mente, o curto prazo e seus mergulhos devem ser aproveitados para aumentar posições.

O Puell Multiple, atualizado no último artigo revelou com precisão isso, porém ainda falta reforçar as projeções para o fim do ciclo, já que estamos no meio desta jornada.

A definição futurística do comportamento das Sequências é apresentada dessa forma:

Puell Multiple – Projeção 2013/2017

Em 2013 ou 2017 o topo fim de ciclo aconteceu ao Puell Multiple cotar por volta de 6.00-7.00 (dentro da Região Vermelha). Historicamente esse nível apresentado pelo indicador mostra o topo principal, fim do ciclo de alta.

A Sequência 2 confirma o início do bear market, porém só vai ocorrer se no mínimo o indicador atingir uma vez ou mais a caixa Vermelha, ou seja, é inevitável Bitcoin ser cotado acima de $100,000 antes do fim do bull market.

A partir do topo meio do ciclo em 2011, 2013 e 2017 as projeções para o preço atingir até o fim deste ciclo sugere os seguintes alvos:

Claro que a projeção de 2011 é muito improvável, mas a faixa de preço entre as projeções de 2013/2017 se encaixam e confluem com os alvos projetados a partir de outras métricas/variáveis.

Historicamente Bitcoin se comporta parecido em relação a moeda Fiat, já que no Bitcoin há oferta limitada com inflação controlada ao contrário da moeda estatal.

Um dos principais agentes descentralizados no ecossistema são os Mineiros. Eles existem para que não seja preciso uma entidade central realizando a confirmação das transações.

Os mineiros fornecem segurança, transparência e legitimidade. Tudo isso de forma descentralizada. O incentivo é os Bitcoins como recompensa por bloco ao realizar o trabalho honestamente.

Indicador MPI (Miners Position Index)

O seu comportamento pode ser visto através do indicador MPI rastreando as vendas/saídas de mineiros em massa. Quando isso ocorre espera-se um topo próximo nos preços, os mineiros historicamente vendem forte “cedo”.

Reforçando novamente o movimento por parte deste grupo que de forma histórica pode ser identificado na cadeia, estão mais otimistas do que nunca! Isso é um sinal positivo para o preço já que a rede crescendo significa maior conforto para os investidores em geral.

A acumulação atual dos mineiros é um pouco parecida com 2013. É provável que não haja uma nova grande venda/saída em massa como a última há cerca de 11 meses atrás, se repetir o comportamento da primeira bullrun pós o primeiro Halving.

Porém, está classe de agentes dentro do ecossistema conhece os mercados de Urso cíclico do Bitcoin, e claro que, as saídas (vendas) em massa significa balanceamento de caixa para proteção de capital durante alta volatilidade em um período de tempo extenso.

O comportamento humano é previsível. Se na cadeia é possível rastrear e determinar tal comportamento, logo podemos definir com alto grau de probabilidade que tal comportamento repetirá.

A alta volatilidade no curto prazo mexe diretamente com as emoções dos participantes do mercado e desencadeia ações previsíveis e cíclicas. Também é um fator a considerar.

Alguns dados on-chain mostrados acima sinalizam a Euforia aquecida. Pense como uma água no bule, em algum momento começará ferver e só vai parar quando o fogo apagar.

Reservas de Bitcoin em todas Exchanges

O fogo está acesso e a fogueira está queimando. O choque de oferta ocorreu a partir do último Halving, os mineiros assim como todos os outros participantes do mercado (independente do poder financeiro) sabiam e sabem desta informação deste o Gênesis, portanto à medida que detentores de longo prazo continuam acumular o preço tende a subir parabolicamente.

Reservas de Bitcoin estão em níveis não visto desde agosto/2018. Além disto, a oferta vem caindo drasticamente desde o evento Halving. Isto sugere explicitamente que grande parte dos participantes esperam uma cotação de preços maior, assim como os mineiros.

Reservas de Bitcoin em todas Exchanges

O extremo sentimento otimista leva ao comportamento cíclico, alavancagem elevada e gerenciamento de risco deixado para trás. Detentores de prazo maior mantém lucro constante, com pouca oferta disponível no mercado é possível oscilar o preço sem muito esforço.

Em alguns momentos parece ser impressionantemente a falta de orientação disponível para entendimento da Economia Bitcoin e como ela funciona dentro do mundo real.

Mesmo durante um mercado de alta, depois do preço corrigir 55% e depois de 3 meses superar o último topo antes da queda, mesmo assim, ainda pessoas que gerenciam seu risco no curto prazo estão vendendo no prejuízo. É preciso reforçar esse fator que é um dos combustíveis (neste caso a ‘madeira’) principais para fogueira continuar aquecer o fogo.

Indicador de Mercado UTxO STH_SOPR

O indicador SOPR abaixo da linha vermelha (1.00) sinaliza venda com prejuízo, a classe STH é definida somente por detentores de curto prazo.

Isso não deixará de ocorrer e historicamente é possível identificar o mesmo comportamento. A volatilidade no curto prazo é realizada através do fator choque de oferta x sentimento da massa alterado por inúmeras variáveis.

É preciso entender essa dinâmica dentro da Economia Bitcoin para que saiba exatamente o que fazer durante as altas e baixas no período mais curto, onde na maioria das vezes serão apenas ruídos.

Para isto que a Análise on-chain está disponível nesta página a toda semana com novas atualizações comportamentais extraídas da leitura através dos gráficos da CryptoQuant e outras plataformas integrada a cadeia.

 

  • Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant e pode visualizar o gráfico ao vivo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gabriel Cordeirohttps://www.investemais.net/
Sou Gabriel, Gestor Fundo Privado na InvesteMais. Analista dados on-chain/Técnico. Investidor e Trader criptoativos. Atuava no Mercado Tradicional, agora é 24/7 Bitcoin!

CEO da Binance se torna o chinês mais rico do mundo, diz site

Changpeng “CZ” Zhao, o famoso CEO da Binance, é um nome muito importante dentro do criptomercado e até mesmo na economia como um todo....
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra

Facebook não vai mais proibir propagandas de criptomoedas

Desde o final da alta das criptomoedas em 2017 o Facebook e outras redes sociais limitaram ou até proibiram propagandas e conteúdo patrocinado sobre...

Homem é abordado na rua e obrigado a transferir bitcoins para assaltantes

Os crimes no criptomercado podem acontecer de diferentes maneiras, desde os roubos realizados em golpes digitais até mesmo roubos físicos. A polícia de São...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias