
Western Union entra para o mercado de criptomoedas com o lançamento da USDPT. Foto: Joehawkins/Wikimedia.
A Western Union (NYSE: WU), empresa fundada em 1851, há 204 anos, se rendeu ao setor de criptomoedas e estará lançando a sua própria stablecoin. Chamada USDPT (U.S. Dollar Payment Token), a moeda será emitida na rede Solana.
Em julho deste ano, a empresa disse ver as stablecoins como uma oportunidade, não como uma ameaça. Portanto, já demonstrava estar estudando essa solução para seu negócio.
No entanto, a história da Western Union com as criptomoedas nem sempre foi amigável.
Em 2014, por exemplo, a empresa mandou remover uma postagem do Facebook onde uma imagem comparava os custos dos seus serviços com os gastos uma transação de Bitcoin, alegando violação de direitos autorais.
A adoção das criptomoedas parece inevitável a medida que mais empresas adotam o setor. O exemplo mais recente é a Western Union, uma empresa de transmissão de dinheiro fundada há mais de dois séculos.
“Construído na Solana e emitido pelo Anchorage Digital Bank, a Western Union pretende lançar o USDPT para expandir as formas de movimentar dinheiro para clientes, agentes e parceiros, além de apoiar as capacidades de tesouraria da empresa”, aponta o comunicado oficial.
A novidade também foi apresentada pela Solana em suas redes sociais.
“É oficial: a @WesternUnion, a maior empresa de transferência de dinheiro do mundo, está construindo exclusivamente na Solana.”
It's official:@WesternUnion, the world's largest money transfer business, is building exclusively on Solana. 🔥 pic.twitter.com/dJMnKN5EY4
— Solana (@solana) October 28, 2025
Negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, as ações da Western Union operam em alta de 5% nesta terça-feira (28). Já a Solana (SOL) opera em queda de 1% nas últimas 24 horas.
Outro anúncio feito por Devin McGranahan, Presidente e CEO da Western Union, foi o lançamento de sua “Rede de Ativos Digitais”, algo que o executivo classificou como sendo a última etapa desta jornada.
“À medida que evoluímos para o espaço de ativos digitais, o USDPT da Western Union nos permitirá capturar a economia ligada aos stablecoins.”
“Separadamente, estamos entusiasmados em anunciar nossa Rede de Ativos Digitais, uma solução para o último passo da jornada cripto, ao fazer parcerias com carteiras e provedores de carteiras para oferecer acesso simplificado a saques em dinheiro de ativos digitais aos clientes, aproveitando nossa rede global”, disse McGranahan. “Nossa Rede de Ativos Digitais e o USDPT serão facilitadores para alcançar nossa missão de tornar serviços financeiros acessíveis para pessoas em todos os lugares.”
A expectativa é que o USDPT seja lançado no primeiro trimestre de 2026.
Comentários