No último dia 11 de abril o fundador do Wikileaks foi preso em Londres pela polícia. O caso chamou atenção no mundo todo, tendo até um posicionamento da ONU para que os direitos civis de Julian Assange sejam mantidos.
Após vazar milhares de dados confidenciais de empresas e países, o Wikileaks se tornou alvo no mundo. Muito porque o método de atuação dessa “imprensa livre” foi o de proteger as suas fontes e expor fatos que não deveriam ir a público.
Dentre o maior vazamento, que deu grande destaque na mídia, o site divulgou dados da guerra do Afeganistão e Iraque. Isso deu aos EUA um grande motivo de perseguir o Wikileaks.
Prisão de Julian Assange preocupa ativistas que lutam pela liberdade no mundo
Certamente a prisão de Assange era esperada. Um dia antes da prisão, o grupo divulgou que o fundador do Wikileaks estava sendo espionado pelos EUA com ajuda do Equador.
No pronunciamento, o Wikileaks disse que a prisão de Julian Assange era apenas uma questão de tempo. Entretanto, o tempo passou rápido e menos de 24 horas a polícia já levava Assange da embaixada do Equador.
De acordo com o jornalista dos EUA, Mathew Ingran, em entrevista ao Globo, os EUA estão agindo contra a imprensa. Além disso, Ingran acredita que o país esta acusando Assange de uma forma que tenta não parecer que é este o caso.
Bitcoin.com afirma que Wikileaks está a salvo na Blockchain do Bitcoin Cash
Em matéria divulgada no site da comunidade Bitcoin Cash (BCH) no dia 13 de abril, o Wikileaks fo destaque. De acordo com a postagem, o cache do site foi hospedado no IPFS e na blockchain do BCH.
O Bitcoin.com afirmou ainda que a “verdade é traição em um império de mentiras”. O tom demonstra que a comunidade está chocada com a prisão de Assange.
Uma das características da blockchain, seja do Bitcoin Cash ou qualquer outra descentralizada, é a imutabilidade.
Com isso, além de passar a ter os arquivos do Wikileaks descentralizados pelo IPFS, estarão gravados de forma permanente na rede Bitcoin Cash. O site promovido é o Wikileak.cash que será uma das foWikileaks é hospedado no IPFS e Bitcoin Cashrmas de acessar o conteúdo descentralizado.