Recentemente os golpes com Live Falsas têm se tornado cada vez mais comuns. Curiosamente, a grande maioria delas também estão utilizando o nome de Elon Musk para conseguir arrecadar dinheiro de investidores. Agora o próprio YouTube está facilitando a aplicação desses esquemas, exibindo anúncios de golpes do tipo antes de outros vídeos.
Como sabemos, o YouTube (que por sua vez tem as mesmas práticas do Google) exibe propagandas relacionadas ao conteúdo que vem sendo pesquisado recentemente. Por isso, quem está pesquisado sobre criptomoedas, tem mais chances de encontrar anúncios sobre o assunto.
Imagine então a surpresa de encontrar um anúncio, autorizado pelo YouTube, de uma live do Elon Musk “distribuindo Bitcoin”.
No anúncio vemos a propaganda para o “AirDrop By Elon”, com uma suposta apresentação do empresário discursando para o público. Além do link para um site suspeito (elon-musk-btc.top), no próprio anúncio podemos ver como funciona todo o golpe.
Basta enviar uma quantidade de Bitcoin para uma determinada carteira e você pode receber até duas vezes o valor. A tela também mostra um código QR e também o endereço para enviar as moedas.
Claro, como você já deve estar imaginando tudo não passa de um golpe e quem enviar dinheiro para essas carteiras vai perder o seus bitcoins para sempre. Lembrando mais uma vez que esse é um anúncio do YouTube, ou seja, alguém pagou por essa propaganda e o YouTube falhou na curadoria para determinar se era ou não conteúdo prejudicial.
Sendo assim, é possível imaginar que vários outros golpes podem estar circulando na plataforma, até mesmo em outras áreas e setores.
Um exemplo disso é que, outro anúncio na mesma página, mostra um “Truque para ganhar 100 mil seguidores no Instagram em 1 minuto”, além de ser uma prática ilegal, o erro no título do anúncio deixa claro a intenção de golpe.
YouTube já foi processado
Esse não é um problema novo no YouTube, nem de longe. Esse tipo de golpe ficou tão comum, que a Ripple chegou a processar o site por causa da ineficiência em acabar com esse tipo de crime.
Agora, para colocar mais sal na ferida, a plataforma não está apenas permitindo esse tipo de golpe, como também está permitindo a divulgação deles através de vários outros vídeos, possivelmente afetando diferentes pessoas que consomem conteúdo sobre criptomoedas.
Lembrando que esse é o mesmo YouTube que vez ou outra acaba deletando e censurando canais sobre criptomoedas que não aplicam nenhum tipo de golpe.