Atualização: Após publicação da reportagem o canal de Ronaldo Silva voltou ao ar, pelo menos 54 vídeos foram apagados. Confira no final da matéria.
O canal do Ronaldo Silva (Bitcoin RS), criador do curso Segredos do Bitcoin foi deletado do Youtube. Até então, era o maior canal sobre bitcoin do Brasil. Por lá, era comum ver vídeos promovendo projetos suspeitos e até pirâmides com bitcoin, como a MMM Brasil.
Até a noite de ontem o canal tinha pouco mais de 175 mil inscritos, o último vídeo publicado pelo Youtuber foi uma live sobre o projeto Index Chain. Como é comum em seus vídeos, o projeto tinha “grandes oportunidades de lucros”, disse.
No canal era comum ver vídeos com propostas para ganhar altas quantias diárias. “Como ganhar R$ 697 por dia”, é o título de um dos vídeos.
Em alguns dos vídeos o Youtuber diz que vai ensinar seu seguidores a ganharem até 46 mil por mês com bitcoin. Em outro ele encarna a Betina e diz que vai ensinar do “zero aos 100 mil reais.”
Esse tipo de conteúdo é proibido pelos termos de uso da rede social de vídeos.
Youtube tem banido canais que promovem golpes com bitcoin e criptomoedas
Ao tentar acessar o canal, o Youtube exibe a mensagem tipica de um canal que violou suas regras: “Este vídeo não está mais disponível pois a conta do YouTube associada a ele foi encerrada.”
De acordo com o Youtube, essa mensagem aparece quando um canal é rescindido ou apagado. Caso tenha sido rescindido, o dono da conta não poderá mais acessar, ter ou criar outros canais do YouTube. Quando um canal é rescindido, o proprietário do canal recebe um e-mail explicando o motivo dessa decisão.
De acordo com o Youtube, as razões que levam a rescisão de canais:
- violação recorrente das diretrizes da comunidade ou dos Termos de Serviço;
- ocorrência única de abuso grave, como comportamento predatório ou spam;
- canais dedicados a violações da política (incitação ao ódio, assédio, falsificação de identidade etc.).
Caso um usuário acredite que o canal foi rescindido por engano, ele pode contestar usando este formulário.
Youtuber nega e diz que teve canal roubado por hacker
Depois da publicação da reportagem, o Youtuber declarou que conseguiu recuperar seu canal. Desequilibrado e alucinando, atacou sites de notícias e disse que “eles são pagos para denegrir sua imagem.”
“Portais que estão sendo pagos pelos haters que querem difamar nossa imagem.” Disse.
O Canal, no entanto, não voltou com todos os vídeos que tinha antes, pelo menos 54 deles foram apagados, provavelmente requisito do Youtube para devolver o canal ao Youtuber.
Em uma comparação, antes o canal tinha 162 vídeos, agora, 108. Os vídeos apagados são justamente aqueles que ferem os termos de uso da rede social.