A criptomoeda Zcash é uma das que lutam no campo de transações descentralizadas e com privacidade, sendo um dos projetos de destaque no campo.
Em março de 2018 a equipe descobriu uma vulnerabilidade que permitia falsificação de Zcashs produzidas pela rede, sendo que de acordo com a nota oficial da empresa existia há vários anos.
Para realizar a exploração dessa vulnerabilidade era necessário um conhecimento técnico de alto nível em criptografia, que de acordo com a Zcash Company em seu relatório disse a falha não foi descoberta e nem explorada por ninguém.
Essa vulnerabilidade não foi exposta antes, pois a empresa estava correndo contra o tempo para resolver o mais rápido possível, sendo que casos como este são mantidos em sigilo para evitar que desperte o interesse de agentes mal-intencionados.
A Zcash Company afirma que a falha foi corrigida em uma atualização da rede em Outubro de 2018, não sendo necessário que os usuários façam nada para aderir a mesma, reforçando que em momento algum a privacidades das transações na rede foram abaladas.
Projetos que se conheciam utilizar os protocolos da Zcash, que é uma criptomoeda open-source, foram avisados dos problemas e da correção, deixando ciente todos os agentes ligados à criptomoeda seguros a partir do caso, que foi tratado com seriedade e sigilo absurdo. Nem todos os engenheiros tiveram ciência do caso durante as correções, foi um trabalho extremamente cauteloso e profissional conduzido pela empresa.
A antiga ZenCash (atual Horizen – ZEN) e também a Komodo (KMD), foram algumas das alertadas e que tiveram apoio da Zcash na implementação das correções, um fato que mostra que as equipes estão atuando juntas na prevenção de falhas de protocolos semelhantes.
A falha foi descoberta pelo engenheiro Ariel Gabizon, que estava empregado na organização em março de 2018. De acordo com a nota exposta após o caso estar totalmente resolvido, a falha era tão sutil que passou por várias análises de vários especialistas durante muitos anos até que fosse descoberta.
A divulgação do caso para membros do conselho da Zcash Foundation só foi feita no dia 04 de fevereiro de 2019, sendo a divulgação em mídias sociais tendo início no dia 05.
Após inúmeros casos de fraudes no ecossistema cripto afetando preços das criptomoedas, ver uma medida de prevenção e correção sendo realizada com a máxima cautela possível mostra força das iniciativas descentralizadas, principalmente ao tratar das finanças das pessoas.