10 motivos que fazem o Bitcoin ainda ser um investimento arriscado

Siga no

Bitcoin é um termo muito popular hoje em dia, a moeda digital foi criada em 2009 e desde então ganhou milhões de usuários, de todos os tipos.

Tem gente que entrou para comprar coisas estranhas na deep web, existem aquelas que descobriram o potencial real de um novo sistema de transferência de dinheiro, e claro, existem pessoas que estão aqui simplesmente por enxergar uma oportunidade de ganhar dinheiro.

A criptomoeda é, há mais de 10 anos, a principal do mundo em valor de mercado e volume negociado, a moeda digital é um ativo digital, e não uma propriedade física. Seu desenvolvimento foi realizado com algoritmo de criptografia matemática. Foi a primeira moeda digital do mundo capaz de executar pagamentos instantâneos.

Bitcoin como investimento

Neste momento, o preço de um bitcoin é de R$ 13.479 reais, isso significa, que se você tivesse comprado 100 unidades de Bitcoin(BTC) há 10 anos atrás por míseros R$100, teria hoje o equivalente a mais de 1.3 milhões de reais.

Claro que é fácil falar assim, “se eu tivesse comprado”, como se fosse uma coisa certa – lucro garantido – não é!. Muitas pessoas compraram a moeda no final de 2017 com o mesmo pensamento, e hoje estão amargando perdas de mais de 80%. Isso traz à baila um assunto muito debatido entre críticos e entusiastas da moeda digital. Afinal, Bitcoin é ou não investimento? Depende do ponto de vista.

Bitcoin funciona como alternativa para dinheiro tradicional – fiduciário nacional – e commodities tradicionais como o ouro. A moeda digital pode ser comprada em uma exchange ou pode ser minerada.

Você está pensando em investir em Bitcoin? saiba que é um negócio de alto risco, aqui estão os motivos.

O Bitcoin ainda é um investimento extremamente arriscado:

1. O Bitcoin não foi desenvolvido para ser uma forma de investimento de capital normal. Várias pessoas foram atraídas para fazer investimento em bitcoin ao invés de usá-lo como meio de troca. A natureza digital e a falta de valor garantido do bitcoin sempre aparecem como riscos inerentes ao investimento. Esse tipo de alerta já foi levantado por muitas organizações e especialistas, como a Comissão de Segurança e Câmbio (SEC), o Banco Central do Brasil, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e algumas outras agências.

2. O Bitcoin foi criado em 2009, e depois de 10 anos, a moeda não ganhou ainda total credibilidade da população de modo geral. Isso significa que potenciais investidores não podem ter total garantia de retorno.

3. Criada há 10 anos, mas ainda permanece na fase de desenvolvimento. Ainda está evoluindo.

4. Dizem por aí que o Bitcoin “é  o investimento de maior risco do mundo, mais risco do que chance de retorno. E também. “muito risco, muito retorno“.

5. Bitcoin pode ser usado para transações no mercado negro, lavagem de dinheiro, atividades ilegais e evasão fiscal. A maioria dos governos tendem a proibir o uso do bitcoin.

6. Como o Bitcoin é um ativo digital, o risco de hackers, malware e falhas operacionais está sempre no topo.

7. As exchanges e empresas que operam Bitcoin não são garantidas por nenhum programa governamental. Perdeu dinheiro? Não tem a quem recorrer.

8. Às vezes existe risco de fraude na corretora de bitcoin. Bitcoins falsos podem ser vendidos por fraudadores e golpistas.

9. Como qualquer outro investimento, o preço do Bitcoin está sempre flutuando. Portanto, os preços podem cair a qualquer momento.

10. O imposto sobre o investimento em bitcoin não pode ser protegido por nenhum meio.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br
Mercado Bitcoin

Mercado Bitcoin vai patrocinar Circuito Brasileiro de Counter-Strike

Até o fim de 2021, o Mercado Bitcoin vai patrocinar o Circuito Brasileiro de Counter-Strike, um dos jogos mais populares dentro do cenário dos...
Blockchain Academy

Blockchain Academy lança curso sobre investimentos em criptoativos

A Blockchain Academy (BA) lança esta semana o seu primeiro projeto depois de ter sido adquirida pelo grupo 2TM, ecossistema cripto que reúne, entre...
Dash Brasil

Dash busca gerente de desenvolvimento de negócios no Brasil

A criptomoeda Dash está buscando um candidato para ocupar o cargo de gerente de desenvolvimento de negócios Brasil e América do Sul. Para o...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias