53% dos brasileiros podem usar criptomoedas para pagamento

Mercado Brasileiro de pagamentos digitais apresenta cenário promissor para Bitcoin!

-

Siga no
Bitcoin e Bandeira do Brasil - Brasileiros e criptomoedas
Bitcoin e Bandeira do Brasil - Reprodução/Flickr

De acordo com um estudo recente, as criptomoedas como meio de pagamento poderiam ser utilizadas por até 53% dos brasileiros. O estudo foi feito com base no comportamento de consumo online das pessoas, principalmente em meio a pandemia.

Desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a SBVC, o estudo buscou conhecer o “Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro“. O levantamento das informações foi feito em parceria com a OfferWise, empresa especializada em pesquisas na América Latina.

Ao todo, foram ouvidos cerca de 600 consumidores de todo o Brasil, sendo que 9% deles realizaram suas primeiras compras durante a pandemia. O consumo online com o isolamento social tem demonstrado crescimento, uma vez que as lojas estão tendo de ser fechadas e as pessoas ainda precisam de produtos.

Potencial gigante, 53% dos brasileiros podem usar as criptomoedas como meio de pagamento, aponta estudo

No último dia 18 de junho, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo publicou um estudo importante para empreendedores. Isso porque, ao analisar o consumo online em meio a pandemia, pode ajudar na tomada de decisões de quem pretende empreender no setor.

Com as pessoas em casa, com medidas de isolamento social, o consumo em lojas físicas ficou mais complicado. Além disso, os meios de pagamento digital passam por um momento interessante, uma vez que o dinheiro em espécie passa a ser desencorajado.

Com os pagamentos via aplicativos e carteiras digitais sendo apenas 4% da preferência em 2018, em 2020 a situação já é outra. No ano da pandemia do novo coronavírus, 21% das transações já utilizam aplicativos digitais, um salto de 425% em dois anos.

Segundo o levantamento da SBVC, 58% dos negócios tiveram que alterar suas políticas de pagamento durante a pandemia. Hoje, 62% das empresas já oferecem opções de pagamentos digitais para seus clientes, contra 13% em 2018.

O presidente da SBVC, Eduardo Terra, afirmou que o movimento é importante e passa a incluir a população desbancarizada.

O uso mais intenso de meios de pagamento digitais é positivo para a economia do país, pois aumenta a formalização do mercado e torna mais fácil alcançar a população desbancarizada

População brasileira poderia mergulhar nas criptomoedas?

Com o dólar sendo uma moeda forte contra o real, a divisa brasileira tem sofrido uma alta desvalorização em meio a pandemia. Em dado momento, no auge da desvalorização, o Real passou a ser considerada a pior moeda do mundo.

O estudo aponta que os avanços na digitalização dos meios de pagamento foram expressivos nos últimos meses. Eduardo Terra afirmou que “avançamos no Brasil, cinco anos em cinco meses, no quesito: meios de pagamento“.

Os brasileiros têm procurado plataformas de fidelidade e cashback, além dos famosos cupons de desconto. Os meios de pagamento alternativos, como são considerados, tiveram uma enorme aceleração.

Questionados sobre as criptomoedas como meio de pagamento, 53% dos brasileiros afirmaram poder utilizar essas moedas. Os outros 47% se recusam a utilizar a modalidade de pagamento, que tem no Bitcoin (BTC) sua principal referência.

Com a desvalorização do real frente ao dólar, e da valorização do Bitcoin sobre o USD, os brasileiros poderiam ver nas moedas digitais uma forma de ganhar ainda mais em suas compras. Isso porque, o preço do Bitcoin já valoriza 29% sobre o dólar em 2020, que ganha mais 30% sobre o real.

No estudo, que também foi publicado pela E-commerce Brasil, foram ouvidas as principais empresas do país, com faturamento acima de R$ 1 bilhão no ano. Ou seja, o potencial de aceitação de criptomoedas em comércios brasileiros é gigantesco e as empresas deverão considerar nos próximos anos aceitar moedas digitais como meio de pagamento online no Brasil.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertolucci
Entusiasta e estudante de Bitcoin, graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

YouTube exibe anúncios de golpe que rouba Bitcoin

Recentemente os golpes com Live Falsas têm se tornado cada vez mais comuns. Curiosamente, a grande maioria delas também estão utilizando o nome de...
Gráficos de ações listadas em bolsa de valores

Nova Bolsa de Valores no Brasil poderá usar Blockchain

O Brasil poderá ver uma nova bolsa de valores sendo instalada no país em breve, segundo rumores. A iniciativa, que estaria sendo conduzida pelo...

Coluna do TradingView: Enquanto o BTC Dorme, as ALTS Fazem a Festa

A mais de 60 dias consolidado, Bitcoin não mostrou reação, do contrário de suas irmãs altcoins. Confira os estudos dos analistas do TradingView. Adrian Caveira BTCUSD depois...