Um estudo realizado por três pesquisadores neste ano aponta que 97,7% dos projetos na Uniswap são golpes. No total, mais de 27 mil tokens foram analisados e apenas 631 deles foram marcados como honestos.
O número alarmante de golpes pode estar ligado a facilidade da listagem em uma corretora descentralizada (DEX) como a Uniswap. Afinal, não há nenhuma empresa que faça uma pesquisa sobre os mesmos.
Enquanto isso poderia ser bom, já que elimina todas barreiras aos investidores, tais ferramentas se tornaram um ambiente propício para golpistas roubarem dinheiro dos mais ingênuos.
Puxada de tapete
A maioria dos golpes encontrados pela pesquisa são rug pulls, ou seja, puxadas de tapete. Em suma, golpistas oferecem um token para negociação, mas rapidamente abandonam o projeto, ficando com o dinheiro de quem acreditou nas promessas.
“A lista final contém 27.588 tokens, 631 rotulados como tokens não-maliciosos e 26.957 rotulados como maliciosos […] basta rotular todos eles como maliciosos para atingir uma precisão de 97,7%.”
Indo além, a pesquisa também aponta que existem diferentes tipos de rug pulls, mas que geralmente os golpes são rápidos.
Outro dado que chama atenção é a movimentação destes tokens a partir do endereço de um golpista, onde saldos chegam a ser depositados em corretoras centralizadas.
Além disso, outros golpes mais antigos também aparecem na Uniswap, como esquemas de pump & dump — ou seja, quando o preço de um token é inflado artificialmente e então poucos lucram com sua venda.
Golpistas se aproveitam da fama da Uniswap
No momento, a Uniswap aparece como a terceira corretora descentralizada com maior volume de transações. Entretanto, os tokens mais negociados são bem conhecidos pelos investidores, como as stablecoins USDC e DAI, bem como as versões “embrulhados” de Bitcoin e Ethereum, o WBTC e o WETH.
Portanto, podemos concluir que a Uniswap está sendo uma ótima ferramenta para quem busca maior privacidade. Sendo assim, os criadores de rug pulls estão apenas se aproveitando do sucesso desta e de outras DEX.
Por fim, é difícil acreditar que estes golpes diminuirão. Portanto, cabe ao investidor avaliar bem um projeto antes de investir, ou apenas ignorar propostas tentadoras, já que 98% delas são golpes.