Após a implementação do sistema de tips (doações) com bitcoin no Twitter em setembro, a rede social está apostando em mais descentralização. A empresa afirmou ao Financial Times que montou uma equipe dedicada as criptomoedas.
A vontade de ser uma rede social mais descentralizada é de longa data, o Twitter tem projetos deste tipo há quase três anos. Todavia, a pressão da concorrência, como o Reddit, parece estar acelerando este progresso.
O mesmo pode ser visto em outros setores, como o de jogos. Cada vez mais os usuários estão preferindo modelos de negócios que os recompensem, deixando de ser um produto e tornando-se uma espécie de sócio.
Twitter Crypto
Conforme a internet está avançando rumo a uma nova era, chamada de web 3.0, onde os usuários poderão ter mais participação em termos de decisão e receita, o Twitter parece estar abraçando esta causa.
Segundo comentários ao Financial Times, o Twitter Crypto terá foco em uma rede social descentralizada, explorando tecnologias e casos de uso que possam melhorar a experiência do usuário.
“Nós estamos explorando maneiras de incorporar tecnologias descentralizadas em nossos produtos e infraestrutura”
Além do sistema de doações em bitcoin através da lightning network — solução de segunda camada para o Bitcoin — o Twitter também já estava estudando a implementação de NFTs, de forma que seus usuários possam utilizá-los como avatar.
“Há muito mais a explorar para ajudar as pessoas a participarem da promessa de uma internet descentralizada e em evolução, diretamente no Twitter.”
Os planos são antigos, desde 2019
Jack Dorsey, CEO do Twitter, já possui planos deste tipo desde 2019. Em um tweet desta data, ele afirma que a empresa contratou uma pequena equipe para o desenvolvimento de uma rede social mais descentralizada.
Apesar disso, Dorsey admite que embora o Twitter fosse mais aberto em seu começo, acabou tornando-se cada vez mais centralizado. Suas desculpas envolvem políticas globais que pressionam a rede social a cumprir certas regras.
A busca por descentralização acontece no mesmo momento em que seu rival, o Reddit, anuncia estar caminhando na direção de uma transformação. Ambas redes sociais estão tentando ser mais descentralizadas e recompensar seus criadores de conteúdos.
Já o Facebook, parece estar abandonando este barco após a mudança de nome para Meta. A posição destras três empresas é um grande sinal de declínio das redes sociais, que precisam mudar antes que acabem sendo substituídas por outras onde o usuário é o maior foco.
O mesmo acontece em outros setores, como de jogos, onde o fenômeno de jogos play-to-earn (jogue para ganhar), está chamando a atenção de empresas mais tradicionais como EA e Ubisoft. A web 3.0 está ai e todos precisam se reinventar, agora os usuários querem ter uma maior participação nestes negócios.