A volatilidade de 90 dias da moeda turca, uma medida de quanto o preço oscilou de sua média, em relação ao dólar dos EUA aumentou para 65% anualizado, de acordo com dados do TradingView. Um aumento de cinco vezes em dois meses. Ao mesmo tempo, a volatilidade histórica do Bitcoin caiu para 61%.
O aumento da volatilidade implica que os preços estão subindo mais que o normal. A lira turca é uma moeda fiduciária controlada pelo governo, logo, sugere-se de que seja um ativo estável, mas ela está mais volátil que o bitcoin, que é descentralizado, em uma rede composta por diversas pessoas.
O bitcon é muitas vezes criticado por sua volatilidade, ou por não possuir um “lastro”, no entanto, é possível considerar que o lastro do bitcoin está residido na segurança descentralizada e verificável da rede.
Enquanto isso, as moedas fiduciárias seguem o lastro em dólar que, por sua vez, é baseado apenas na confiança nos políticos e em suas medidas econômicas, que muitas vezes são nefastas e apenas pioram a economia do país.
A lira caiu cerca de 9 por dólar para 18,50. Depois seguiu para um patamar de 10 liras turcas por dólar e, até o momento, está sendo negociada por 13,83. O presidente turco Recep Tayyip Erdogan seguiu uma estratégia de redução das taxas de juros em tempos de alta da inflação e demitiu os banqueiros centrais que se opuseram aos cortes.
Em novembro, a lira enfraqueceu quando a Turquia cortou os custos dos empréstimos pelo terceiro mês consecutivo, mesmo com a alta da inflação. Ao lutar contra a inflação alta, os países normalmente usam aumentos de taxas e outras ferramentas para sugar a liquidez do mercado.
Aumentos nas taxas aumentam o rendimento da moeda nacional e normalmente levam à valorização da taxa de câmbio. À medida que a moeda se fortalece, o custo dos produtos importados diminui.
A volatilidade histórica de 90 dias da lira é agora significativamente maior do que as das principais moedas fiduciárias, como o euro, a libra e o iene. Ainda assim, permanece menos volátil do que criptomoedas meme, como Dogecoin e Shiba Inu.
Por outro lado, o bitcoin tem uma política programada de emissão de moeda, cujo limite é de ate 21 milhões de unidades, com uma diminuição de 50% na emissão a cada 4 anos, evento chamado halving.
Portanto, mesmo que o bitcoin enfrente mudanças de preço, como atualmente, devido as medidas tomadas pelo governo do Cazaquistão, que interfere na atividade dos minerados e Fed, o bitcoin continua sendo um ativo resiliente a pressões externas, onde se recupera rapidamente e não sofre interferências diretas de nenhum governo.