A TIM Brasil anunciou a sua entrada no metaverso com uma plataforma baseada em Ethereum. Segundo o diretor sênior de e-commerce da TIM, Bruno Vasconcellos, toda essa iniciativa foi uma oportunidade de entrar em um terreno virtual e experimentar a inovação.
A operadora brasileira subsidiária da Telecom Italia é uma das primeiras a trabalhar com a tecnologia 5G no país, sendo essa estratégia uma maneira de chamar atenção para inovações.
Tim Brasil se posiciona no metaverso
A TIM Brasil foi mais primeira operadora brasileira a entrar em um setor do qual muito se fala nos últimos meses: metaverso. No final de dezembro de 2021, vale lembrar, a Claro criou um espaço em metaverso em Petrópolis e distribuiu NFTs para visitantes no local.
Para Bruno Vasconcellos, a empresa chega ao metaverso com novo conceito de loja, agora com foco em experiência. Para visitações, esse espaço está no Barra Shopping, no Rio de Janeiro.
“É com muita alegria que anuncio a chegada da TIM ao metaverso! Acabamos de inaugurar o nosso mais novo conceito de loja, focado em experiência, no Barra Shopping. Vimos ali a oportunidade perfeita de construir a novidade também em terreno virtual.”
Segundo o executivo, o espaço foi criado para misturar as experiências entre uma loja física e no metaverso. Isso foi possível com a aplicação Cryptovoxels, baseada em Ethereum, e com parceria com a MetaMundi, que tem como CEO Byron Mendes.
Nessa fase inicial, o metaverso da TIM Brasil com base Ethereum é dividido em duas partes, uma “MetaLoja” no primeiro andar, similar a loja conceito do Barra Shopping. Já no segundo andar, com o acesso sendo feito por uma máquina de teleporte, um espaço gamer foi disponibilizado, com acesso ao portfólio de produtos da TIM e parceiros.
A expectativa é que ainda no primeiro trimestre de 2022 seja lançada uma arena para eventos virtuais, com foco em música e entretenimento.
TIM planeja vender NFTs temáticos
Segundo o jornalista Thássius Veloso, da Rede Globo, a TIM Brasil anunciou também que fará a venda de NFTs temáticos, com a proposta da tecnologia 5G. Ou seja, essa será a primeira operadora a comercializar esses tokens exclusivos, mas a coleção ainda não foi disponibilizada ao público nesta fase de lançamento.
A Tim inaugurou sua primeira loja no metaverso, com arquitetura que replica uma unidade aqui no Rio. Também anunciou que vai vender NFTs com a temática do 5G. pic.twitter.com/VE1n6whD4B
— Thássius Veloso 🎮 (@thassius) January 27, 2022
O diretor da TIM Brasil ainda declarou que grandes empresas estão procurando oportunidades no metaverso para aumentar receitas e se posicionar como marca inovadora. Dessa forma, a entrada da empresa no espaço era inevitável.
“Um número crescente de grandes empresas tem visto no metaverso uma oportunidade de se aproximar do público-alvo, aumentar receitas e posicionar a marca como inovadora. E para nós aqui da TIM Brasil não é diferente. A expectativa é sempre estar mais próximo de nossos clientes, ainda que virtualmente. Estamos focados e presentes no mundo digital!”