Elon Musk culpa inflação por “problemas” da Tesla

Homem mais rico do mundo criticou descontrole nos preços.

O homem mais rico do mundo, Elon Musk criticou a alta inflação nos Estados Unidos após um internauta cobrar dele uma solução em relação à sua empresa Tesla. Nos últimos dias, o banco central dos EUA, o Fed, divulgou os dados medidos nos últimos meses.

Para surpresa de muitos investidores pelo mundo, chamou atenção um índice de inflação em 9,1% nos últimos 12 meses, após acelerar 1,3% em junho, o maior índice dos últimos anos.

Esse fenômeno desgasta o poder de compra da população que utiliza o Dólar, que se deprecia frente a outros produtos.

Elon Musk culpa inflação por preço caro de carros da Tesla

Em busca de proteção para sua empresa, Elon Musk fez a Tesla comprar Bitcoin em 2021, gastando para isso alguns bilhões de dólares. Segundo ele, essa ação seria uma forma de proteger o patrimônio da empresa com um bem intangível.

Sua outra empresa SpaceX também fez o mesmo movimento, com o bilionário revelando que ele também tinha Bitcoin, Ethereum e Dogecoin em seu patrimônio.

Contudo, mesmo com criptomoedas suas empresas sentem o efeito da inflação nos EUA, que segue apavorando os mercados e pressionando famílias.

Após uma publicação em seu Twitter, Elon Musk foi questionado por um jornalista especialista na cobertura de notícias de carros elétricos do DailyCar sobre o alto preço de um Tesla. O jornalista questionou se Musk pretende tomar providências para abaixar os custos após a pandemia ou a crise na logística.

No entanto, a resposta de Elon Musk surpreendeu, visto que ele colocou a culpa na inflação, não na pandemia.

“Se a inflação se acalmar, podemos baixar os preços dos carros.”

FMI diz que governo dos EUA terá que tomar medidas duras para combater inflação

A crise nos Estados Unidos chamou atenção do Fundo Monetário Internacional (FMI), que emitiu nos últimos dias um estudo sobre o tema.

Em um artigo escrito por Andrew Hodge, economista do FMI, ele destaca que as ações do FED para controle da inflação já encareceram a hipoteca nos EUA, mas essa situação deve piorar ainda mais.

A expectativa é que o desemprego aumente nos próximos meses, o que em 2023 causará uma queda nos salários. Sobre os riscos, o economista do FMI acredita que fatores globais ainda devem afetar os EUA, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, pandemia e paralisações na China.

Mas caso a inflação dure muito tempo em alta, o FED deverá ter de tomar medidas mais duras e por períodos mais longos, destacou Hodge, o que reduziria o crescimento e aumentaria o desemprego.

“Os desenvolvimentos econômicos dos EUA serão impactados por fatores globais, como a guerra da Rússia com a Ucrânia, a pandemia em andamento e a possível recorrência de paralisações na China. Além disso, quanto mais tempo a inflação permanece alta, maior o risco de que as expectativas de inflação subam, o que então realimenta os salários e os preços. Nesse caso, o Fed precisaria tomar medidas mais fortes para reduzir a inflação, elevando as taxas de juros e mantendo-as mais altas por um período mais longo. Isso reduziria ainda mais o crescimento e levaria a um aumento do desemprego.”

CEO da Binance acredita que inflação já é de 500%, não 9,1%

O chinês CEO da Binance, CZ, discordou da avaliação do FED sobre sua inflação em 9,1%, visto que a base monetária dos EUA cresceu muito nos últimos anos.

Dessa forma, ele disse ser uma mágica a inflação estar em 9,1% e não em 500%, que seria o “valor certo” em sua opinião.

“Se você achava que a inflação deveria ser de 80%, também deveria estar errado. Se a matemática do nosso ensino fundamental fosse ensinada corretamente, deveríamos estar vendo 500% de inflação, não? 80% são novos = 5x do fornecimento original.”

Ou seja, pode demorar um tempo até que os carros da Tesla fiquem mais baratos, visto que Elon Musk acredita que esse cenário influencia o valor de seus veículos elétricos.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias