Após uma polêmica chegada na rede Bitcoin, os NFTs com a tecnologia dos Ordinals começam a chegar na Litecoin, recebendo apoio da comunidade para instalação dos novos ativos digitais em seu ecossistema.
A novidade na rede tem sido chamada “LTC Computer”, recebendo o apoio da Litecoin Foundation para sua implementação.
O sucesso dos Ordinals no Bitcoin não é uma situação definitiva, visto que muitos defensores da moeda criticam o uso da rede para guardar itens digitais polêmicos. Nos últimos dias, por exemplo, um NFT de um “pum” ter o seu registro de venda na principal rede do mundo.
Litecoin recebe opção de NFTs em sua rede com apoio da comunidade
A própria Litecoin Foundation não mede esforços para compartilhar que os NFTs Ordinals chegaram no ecossistema.
O perfil LTC Computer, no Twitter, já demonstra novidades sobre o assunto e compartilha as inovações com os fãs da rede. A intenção é a de criar a Web 3.0 no ecossistema Litecoin, com NFTs, DeFi, jogos e corretoras descentralizadas.
Exciting news! 🎉 Version 0.14.0-beta of #LitecoinComputer is here with experimental support for ordinals, improved security measures & fixed auth verification for docker container health checks. Plus, now supporting #Litecoin mainnet. Check it out: https://t.co/rBL06PcjKn
— @litecoincomputer (@LTC_Computer) February 15, 2023
Desde o lançamento da novidade, alguns fãs da Litecoin já testaram a emissão de NFTs Ordinals na rede. Um novo marketplace nasceu para comércio dos itens, e deve atrair colecionadores de itens digitais.
Em 2021, os NFTs se tornaram conhecidos por todo o mundo, com grandes marcas utilizando a tecnologia para emitir colecionáveis. Contudo, nenhuma grande empresa ainda testou o Bitcoin ou Litecoin para emissão de ativos.
Qual o impacto da adoção de NFTs na rede Bitcoin e Litecoin?
O bitcoin é uma moeda digital criada em 2009, por Satoshi Nakamoto, para ser um novo meio de pagamento pela internet. Hoje, é a maior moeda digital descentralizada do mundo, tanto em uso diário, quanto em valor de mercado.
Já a Litecoin é uma criptomoeda criada em 2011, por Charlie Lee, como suposta alternativa mais rápida ao Bitcoin. Ela é uma das primeiras altcoins (termo usado para criptomoedas alternativas ao Bitcoin) e é frequentemente considerada uma das mais populares.
Como são duas redes já estabelecidas com o tempo, com sua segurança já validada após vários ataques sem sucesso contra os ecossistemas, tudo indica que a chegada dos NFTs dá aos investidores mais segurança quando nestes ambientes.
Contudo, o sentimento das comunidades são opostos. Isso porque, enquanto a comunidade Bitcoin tenta afastar os NFTs Ordinals de seu ecossistema, a Litecoin tem mostrado interesse em atrair colecionadores para sua tecnologia.
De qualquer forma, até o momento ambas as redes continuam validando blocos com NFTs guardados, o que dá aos mineradores receitas extras, com as taxas pagas por transações.