A carteira de criptomoedas Trezor, uma das mais populares do mercado, habilitou recentemente um novo recurso de privacidade para seus usuários por meio do protocolo de segurança CoinJoin.
A empresa disse que o recurso melhoraria a segurança e a privacidade das transações dos usuários, mas a comunidade de criptomoedas criticou a nova função citando preocupações com censura.
Chris Blec, um famoso apresentador de Podcast sobre criptomoedas, afirmou que a nova função da Trezor é uma capitulação total à censura do governo.
“Ela bloqueia transações de bitcoin que são para comprar armas e munições, conteúdo sexual, supostas violações de direitos autorais, serviços de reparo de crédito e muito mais. Também afirma que eles não têm obrigação de dizer por que você está sendo bloqueado.” — disse.
Segundo Chris, a decisão da Trezor de capitular ao governo é um péssimo presságio para a privacidade. “Nunca deveríamos ter que pedir permissão ao governo para ser privado, mas é exatamente isso que a Trezor & Wasabi está forçando seus usuários do CoinJoin a fazer.”
Wondering what all the fuss is over Trezor + Wasabi censorship lately?
Below is an excerpt from the TOS of Wasabi Wallet (zkSNACKs), which will be providing Trezor's new CoinJoin feature.
Tldr: Wasabi's tool is a total capitulation to government censorship. It blocks BTC txs…
— Chris Blec (@ChrisBlec) April 19, 2023
Enquanto isso, a empresa de privacidade Samourai Wallet também destacou essa preocupação em vários tweets. Segundo a empresa, a nova integração da Trezor é um canal para a vigilância.
“Trezor & Wasabi são empresas com fins lucrativos. O único remédio é atingi-los onde dói. A carteira deles.” Ou o mercado diz a eles que os usuários realmente não se importam em usar um produto que é um canal para vigilância OU que foi uma ideia extremamente ruim e é melhor eles corrigirem o curso. Você nunca quer estar do lado dos censores.”
Either the market tells them that users actually don't really care about using a product that is a pipeline to surveillance OR that was a supremely bad idea and they better course correct.
You never want to be on the side of the censors.
— Samourai Wallet (@SamouraiWallet) April 19, 2023
Trezor bane usuários que falam sobre censura
Depois de receber várias críticas pela nova função, usuários perceberam que a Trezor estava ocultando respostas no Twitter que expressavam preocupações com censura.
Chris Blec também revelou que a Trezor ocultou sua postagem de resposta abaixo do tweet da empresa que anunciava o novo recurso e então o bloqueou.
Segundo ele, isso aconteceu depois de anos apoiando e aplaudindo a Trezor por sua natureza de código aberto.
“Estou muito desapontado. Deveria saber que isso aconteceria depois da situação do AOPP no ano passado”, disse.
Trezor hid the below reply to their tweet announcing their partnership with the govt-friendly Wasabi Wallet, then they blocked me.
Wtf is going on with Trezor? Have they gone full spook? pic.twitter.com/iRdiRGASDV
— Chris Blec (@ChrisBlec) April 19, 2023
Trezor reconhece “questão delicada”
Após críticas de usuários de criptomoedas, a Trezor confirmou que pode negar que alguns UTXOs entrem no coordenador do Coinjoin.
Um representante da Trezor declarou:
“Reconhecemos a responsabilidade de impedir que UTXOs que já estão sob vigilância prejudiquem a privacidade de outros participantes devido à conexão com crimes graves.”
A empresa reconheceu a “questão delicada” do assunto e afirmou que todas as recusas são feitas com o objetivo de fornecer privacidade aos usuários individuais.
A Trezor também confirmou que nenhuma empresa de análise de dados on-chain recebe “nenhuma moeda”; em vez disso, uma “pontuação de risco” é retornada com base no “UTXO entrando no coinjoin”.
Com base na pontuação de risco, alguns UTXOs podem ser recusados se sinalizados como “sob escrutínio”.
Mais informações sobre a abordagem da Trezor para censurar transações podem ser obtidas no site da Trezor.