Gabriel Marques, brasileiro responsável por dois grandes perfis no Twitter e Instagram, está sendo acusado de roubar 60 ETH (R$ 550.000) em um golpe chamado de rug pull (puxada de tapete).
Tais perfis em questão são relacionados ao meme da personagem fictícia Nazaré Tedesco. Enquanto a conta do Twitter possui 4,2 milhões de seguidores, outras 9 milhões de pessoas a seguem Instagram.
Em suma, Marques teria entrado em contato com um desenvolvedor para criar a criptomoeda MATH (matemática) e usaria seus perfis para promovê-la ao público.
Os números chamaram a atenção de alguns investidores degenerados, que acabaram investindo o equivalente a mais de meio milhão no projeto durante uma pré-venda.
No entanto, o brasileiro teria zerado a liquidez da moeda, transferindo os fundos para seu próprio endereço. O mais curioso dessa história é que Marques tem esse endereço tatuado em suas costas.
Investigadores se surpreenderam com o caso
Um dos principais perfis por trás da investigação foi ZachXBT, famoso por denunciar golpes. Em tuítes publicados nesta segunda-feira (24), o investigador resumiu o caso dando ênfase a burrice dos investidores e do criador do projeto.
“Os Nakamigos acabam de ultrapassar a BAYC como a coleção com mais detentores com QI zero”, comentou ZachXBT.
- Mais de 20 detentores de Nakamigos [uma coleção de NFT] enviam dinheiro cegamente para um endereço privado da pré-venda de uma memecoin;
- O projeto continuou aumentando o limite de arrecadação de pré-venda;
- O desenvolvedor ensinou uma lição valiosa ao roubar 60 ETH (US$ 110.000) e excluir seu Twitter [secundário].
Nakamigos has just flipped BAYC as the collection with the most 0 iq holders
-over 20 Nakamigos holders blindly send $$$ to private address for meme coin presale
-project kept increasing presale hard cap
-dev teaches a valuable lesson by rugging 60 ETH ($110k) & deletes twitter pic.twitter.com/CVCblPG3g7— ZachXBT (@zachxbt) April 24, 2023
Horas depois, o investigador apontou que o potencial golpista seria Gabriel Marques. Como destaque, revelou que o brasileiro usava uma foto de perfil do Nakamigos, mas a removeu após o golpe e privou sua conta.
“Existem várias transações de ida e volta com o endereço público da Nazaré”, comentou, adicionando mais um NFT, desta vez da coleção Quirkie como prova.
“Como prova adicional do envolvimento de Gabriel com a moeda, ele até fez uma tatuagem de seu endereço de depósito da Binance e postou no Instagram”, escreveu ZachXBT. “Concluindo, não tenho certeza se esse influenciador ou os detentores de Nakamigos foram os mais burros nessa história.”
As additional proof of Gabriel’s involvement with the coin, he even got a tattoo of his Binance Deposit Address and posted it to Instagram
In conclusion I am not sure whether this influencer or Nakamigos holders were more dumb in this story pic.twitter.com/W4n0pgqVKS
— ZachXBT (@zachxbt) April 25, 2023
Desenvolvedor que ajudou a criar a criptomoeda também apresentou provas
Enquanto isso, um desenvolvedor conhecido por Zeus, responsável pela criptomoeda Stonks, revelou um grande histórico de conversas entre o perfil Nazaré Amarga e ele. Em outras capturas de tela, o nome Lucas aparece, podendo ser mais uma peça do esquema ou apenas uma alcunha de Gabriel Marques.
“Queria criar uma memecoin e colocá-la no meu perfil.”
Na sequência, o brasileiro diz ter pressa para lançar o projeto dentro de dois dias e apresenta o número de impressões de seus tuítes, 48 milhões.
“Não podemos fazer a pré-venda hoje e lançar [a criptomoeda] amanha?”, questionou o brasileiro posteriormente.
Continuando, Zeus revela que o brasileiro não tinha conhecimento nenhum em contratos inteligentes e que isso o estava preocupando à medida que o lançamento da memecoin continuava.
“Agora eu estava preocupado, ele não queria que eu fizesse [a distribuição das moedas].”
“Você não pode fazer tudo isso sem experiência, sou engenheiro de computação e nerd desde os 14 anos”, continuou o desenvolvedor. “Estava com medo, 1 erro e tudo se foi.”
Finalizando, os dois começam a discutir, mas o golpe parecia ter sido executado.
“Você puxou o tapete? Você roubou? Você não conseguirá ir longe. Por que você daria um golpe? Você poderia ter feito muito mais que 60 [ETH]”, escreveu Zeus. “Por favor, eu posso ajudar. Você pode fazer tudo sozinho, vou lhe ensinar. Não roube ninguém, por favor.”
“Irmão, vou lhe expor”, respondeu o brasileiro.
Brasileiro desenvolveu o montante após caso ser exposto
Ainda na segunda-feira (24), o investigador ZachXBT revelou que o brasileiro entrou em contato com ele para pedir ajuda para ressarcir os investidores que haviam sido lesados.
Embora a história pudesse ter acabado por ali, o amadorismo do brasileiro apareceu novamente. Seu erro desta vez foi ter devolvido o dobro do valor para alguns endereços, deixando outros no vácuo.
“Isso rapidamente se tornou uma incomodação para mim”, finalizou ZachXBT. “Eles não sabiam fazer transações na blockchain e acidentalmente fizeram a mesma transação duas vezes durante o reembolso.”
This quickly turned into a huge pain in the ass for myself since they did not know how to make blockchain transactions and accidentally made the same transaction twice when refunding. pic.twitter.com/DjHPZETr1u
— ZachXBT (@zachxbt) April 25, 2023
Esclarecimento oficial Gabriel Marques (Nazaré Amarga)
Após publicação desta matéria, a assessoria de imprensa de Gabriel Marques enviou a seguinte nota:
“Há alguns meses, me tornei entusiasta do universo de criptomoedas e cripto ativos. E nas últimas semanas, acompanhei o crescimento das meme coins, após o sucesso da moeda $PEPE. Com o avanço desse nicho e surgimento de outras moedas, decidi entrar em contato com o criador da $TONKS, com objetivo de firmarmos uma parceria e criarmos uma nova moeda.
Após as negociações, desenvolvemos uma página no twitter para divulgação da $MATH e atrair seguidores da comunidade. Durante o processo estabelecemos as funções no negócio, onde eu seria responsável pelo marketing e promoção do produto e ele pela gestão operacional. Com as atribuições traçadas, iniciamos a pré-venda por meio de uma carteira digital de ativos, e em pouco tempo ganhou proporções relevantes no segmento.
A partir disso, desafios surgiram no percurso, pois o desenvolvedor e gestor da moeda não finalizou o produto como havíamos acordado e solicitou mais dinheiro. Visando não lesar as pessoas que confiaram no meu trabalho, passei a buscar outras alternativas e conhecimento no tema com profissionais que já me relacionava.
Devido à urgência de retorno aos investidores, e a falta de confiança que me despertou no trabalho desenvolvido pelo criador da $TONKS, optei por pausar o projeto. Com o apoio de um grande influencer da comunidade Cripto, consegui devolver o dinheiro às pessoas que investiram por meio de um código de programação criado, tornando o processo mais rápido e seguro.
Lamento pelo aborrecimento e me coloco à disposição para quaisquer novos esclarecimentos.”