Brasileiros usam PIX, criptomoedas e se adaptam fácil, diz estudo

Estudo da SBVC mostra que adaptação dos consumidores a novas formas de pagamento digital rompe a tradicional cultura de uso de meios físicos, como dinheiro e cartões.

De acordo com a quarta edição do estudo “Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest, responsável pela programação na ferramenta e coleta dos dados de consumidores através de painel próprio, a adoção de meios de pagamento como PIX, aplicativos, criptomoedas e carteiras digitais foi acelerado pela pandemia.

Nos últimos 12 meses, 57% das empresas entrevistadas fizeram alguma mudança em sua estratégia de meios de pagamento para lidar com os efeitos da Covid-19.

Com isso, os pagamentos móveis via aplicativo e outros meios de pagamento low touch vêm apresentando importante expansão, sugerem os dados.

Consumo com novos meios de pagamentos digitais é importante para economia, sugere Presidente da SBVC

Carteiras digitais, implantação de novos meios de pagamento como o Pix em lojas físicas e lojas online são as principais respostas do varejo para um consumidor cada vez mais digitalizado.

De acordo com Eduardo Terra, presidente da SBVC, a economia se beneficia com o uso de novos meios de pagamentos digitais.

“O uso mais intenso de meios de pagamento digitais é positivo para a economia, pois aumenta a formalização do mercado e torna mais fácil alcançar toda a população.”

Para ele, carteiras digitais e pagamentos via app estão presentes no varejo e merecem atenção dos varejistas. “É preciso estar atento a tecnologias de realidade virtual, automação e inteligência artificial. Uma vez que os consumidores vêm aceitando essas mudanças com facilidade“, afirma Eduardo Terra.

Criptomoedas crescem no gosto de consumidores brasileiros, mas PIX segue na frente

No recente estudo, foi abordado também o tema criptomoedas, que ainda é uma incógnita no varejo brasileiro.

De qualquer forma, os dados do estudo mostraram que essa pauta torna-se cada vez mais relevante.

Assim, 33% dos consumidores afirmam possuir ou já terem possuído criptomoedas. E desses, 25% afirmam já terem feito compras com criptomoedas.

Além disso, 23% dos consumidores certamente utilizariam criptomoedas para compras online. Porém, varejistas ainda não possuem grande interesse neste meio de pagamento, visto que apenas 7% pretendem oferecer nos próximos 12 meses.

Já sobre o Pix, 33% dos consumidores costumam utilizar o sistema de pagamento em compras online via celular, e 85% das empresas varejistas oferecem a solução como forma de pagamento no seu e-Commerce (em 2021 eram 55%), mostrando que este meio digital segue mais popular que as criptomoedas ainda.

Estudo ouviu consumidores de todo o Brasil

O estudo ouviu os mais importantes segmentos do varejo nacional, entre eles Supermercados, Eletromóveis, Moda, Pet, Óticas, Material de Construção, Drogarias e Perfumarias, Livrarias e Papelarias, Lojas de departamento e Foodservice, em uma amostra composta em sua maioria por grandes varejistas, com faturamento acima de R$ 1 bilhão anual.

Também foram entrevistados 631 consumidores em todo o Brasil. Desses, 91% compram online e 28% realizaram suas primeiras compras durante o período de isolamento social.

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Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

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