Nassim Taleb, autor dos best-sellers Cisne Negro e Antifrágil, já chegou a ser um grande fã do Bitcoin. Em 2017, o renomado escritor redigiu o prefácio do livro O Padrão Bitcoin, escrito por Saifedean Ammous.
No entanto, Taleb tornou-se um grande crítico do Bitcoin nos anos seguintes, abandonando sua visão positiva sobre a maior criptomoeda do mercado. Por diversas vezes o escritor chamou o Bitcoin de esquema Ponzi e insultou seus investidores.
Os insultos também atingiram Saifedean Ammous. Ainda em 2020, Taleb bloqueou o escritor de seu Twitter, “bloqueio qualquer um que promova conspiração ou teorias excêntricas”, comentou na ocasião. Nos anos seguintes, Taleb também chamou Ammous de “lunático” e “fraude”.
Saifedean Ammous ‘vira o jogo’ e insulta Nassim Taleb
Embora não seja tão famoso quanto Nassim Taleb, muitos apontam que o Saifedean Ammous escreveu o melhor livro sobre Bitcoin já publicado. Sua pequena fama já lhe rendeu o cargo de consultor econômico de El Salvador, oferecido a ele no mês passado.
Por um instante, os dois autores chegaram a ser parceiros, mas essa união se transformou em uma guerra de palavras. Em tuíte publicado nesta terça-feira (20), Ammous afirma que Taleb não é apenas um péssimo trader, mas também uma fraude.
“Gostaria de saber por que Nassim Taleb nunca publicou seu histórico de trades?”
“Porque mesmo as negociações que ele compartilha publicamente com confiança dão errado”, comentou Ammous, sugerindo que Taleb é um grande perdedor. “Ele e seu fundo abriram um short no mercado de ações com alavancagem, mas o mercado de ações está a caminho de um dos melhores primeiros semestres.”
Wonder why Nassim Taleb has never published his trading track record?
Because even the trades he confidently shares publicly get rekt: he & his fund shorted the stock market with leverage, but the stock market is on its way to one of its best ever first halves of a year. pic.twitter.com/x5cU6dCagn
— Saifedean Ammous (@saifedean) June 20, 2023
Nos tuítes seguintes, Ammous aponta que Taleb recomendou short de títulos do Tesouro americano “pouco antes de entrarem em seu melhor e mais longo mercado em alta de todos os tempos”.
Na sequência, também que o economista libanês administrou um fundo entre 1999 e 2004, sem nenhum histórico público de lucros.
“Parece que ele ganhou dinheiro uma única vez em uma negociação de sorte na Segunda-Feira Negra como um garoto sem noção em 1987.”
“Se sua estratégia pudesse superar o mercado, ele seria capaz de mostrar publicamente seu portfólio e como sua estratégia se traduz em uma vantagem a longo prazo”, continuou Ammous em seu ataque a Taleb. “Mas sua estratégia de mercado real é contar histórias para ordenhar seu trade de 1987 durante 36 anos através da venda de livros!”
Além dos best-sellers Antifrágil e A Lógica do Cisne Negro, Taleb também escreveu os livros Arriscando a Própria e Iludidos pelo Acaso.
Sobre este último, que aborda a sorte nos mercados, Ammous afirmou que Taleb é o verdadeiro exemplo de alguém que foi “iludido pelo acaso” e que o verdadeiro evento “cisne negro” foi Taleb ter ganho dinheiro no mercado de ações.
“Sua estratégia é exatamente tão imbecil quanto comprar bilhetes de loteria para ficar rico: continue apostando em resultados altamente improváveis até ter sorte”, comentou Ammous, apontando que Taleb não divulga o quanto já perdeu comprando esses “bilhetes de loteria”.
Por fim, Saifedean Ammous aponta que investidores como Taleb podem ter sorte em alguns movimentos, mas que “nunca conseguem encontrar uma fórmula confiável para vencer” a inflação das moedas fiduciárias.
Como sugestão, o autor recomendou sair deste jogo comandando por governos. “O único movimento vencedor é não jogar e apenas ter o único ativo que eles não podem inflacionar”, ou seja, o Bitcoin.
Até o fechamento desta reportagem, Taleb não respondeu os ataques de Ammous. Talvez por ter bloqueado o também escritor no passado, é possível que Taleb ainda não tenha ciência dos insultos a sua pessoa.