Em sessão na última terça-feira (8), a CPI das Pirâmides Financeiras votou pela convocação dos suspeitos ligados ao caso Atlas Quantum, Rodrigo Marques dos Santos e Fabrício Spiazzi Sanfelice. Além deles, devem depor os famosos Cauã Reymond, Tata Werneck e Marcelo Tas.
Eles serão os primeiros famosos convocados pela CPI das Pirâmides Financeiras na Câmara dos Deputados, por envolvimentos com crimes contra investidores.
Tata e Cauã participaram da apresentação de um evento de divulgação da Atlas Quantum, pirâmide de criptomoedas que aplicou um golpe bilionário no Brasil. Após o evento com os atores, muitos novos investidores chegaram na empresa, que tinha sede em São Paulo.
Ex-CQC e hoje na TV Cultura, Marcelo Tas também participou da divulgação da Atlas Quantum. Contudo, ele alega estar entre as vítimas e que recebeu um calote de R$ 800 mil da empresa.
Foragido, Rodrigo Marques nunca se viu como alvo de investigações no Brasil e acabou se mudando de país, deixando investidores em extremo prejuízo. A Atlas Quantum é acusada por clientes de roubar bilhões de reais, e seu líder segue livre e fruindo o dinheiro dos investidores.
Rodrigo Marques e sócio devem depor em CPI das Pirâmides Financeiras
Na próxima terça-feira (15), a CPI das Pirâmides Financeiras de criptomoedas quer ouvir todos os envolvidos com a Atlas Quantum. A tomada de depoimento está marcada para 15/08/2023, às 14:30 horas, no Plenário 13 do Anexo II, da Câmara dos Deputados.
Na condição de intimados, os convocados deverão deixar claro toda a sua participação no possível esquema financeiro sob apuração.
“Como Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito em epígrafe e tendo em vista a aprovação do requerimento de Convocação n. 46/2023, cópia anexa, fica Vossa Senhoria INTIMADO a comparecer na audiência pública de tomada de depoimento, na qualidade de INVESTIGADO, no próximo dia 15 de agosto, às 14:30, no plenário 13 do Anexo II, da Câmara dos Deputados.”
Caso os intimados precisem que a Câmara dos Deputados pague as passagens deles e de seus advogados até Brasília, eles precisam requerer e apontar de qual Aeroporto estão saindo.
Não está claro se o principal protagonista do golpe, Rodrigo Marques, comparecerá na ocasião, enquanto investidores aguardam um posicionamento dele há anos.
CPI se compromete a não gerar fatos que incriminam intimados
Em todas as convocações realizadas para os cinco intimados, Cauã Reymond, Fabrício Sanfelice, Marcelo Tas, Rodrigo Marques e Tata Werneck, a CPI das Criptomoedas se comprometeu a não gerar fatos contra eles.
O compromisso envolve pelo menos quatro pontos, sendo os expostos a seguir:
- “De não assinar termo de compromisso;
- De não responder perguntas que possam incriminá-lo;
- De não serem adotadas medidas restritivas de direitos ou privativas de liberdade, como consequência do uso da titularidade do privilégio contra a autoincriminação;
- De ser assistido por advogado durante toda a oitiva, podendo inclusive manter com ele comunicação reservada se assim o desejar.”
Vale lembrar que a última tomada de depoimento envolvendo o Sheik dos bitcoins, o suspeito permaneceu em silêncio. Com isso, a CPI quer a quebra de sigilo dele para continuar as investigações parlamentares.