O Bitcoin caiu abaixo dos US$ 28.000 nesta quinta-feira (17), atingindo seu menor nível desde junho, data em que começou a subir com os rumores de que a BlackRock estaria entrando com um pedido de ETF nos EUA.
A queda estaria relacionada a economia dos EUA. Em texto publicado nesta quarta-feira (16), o Fed mostrou-se preocupado com a inflação, sinalizando que está pronto para um novo aumento na taxa de juros no próximo mês.
“Com a inflação ainda bem acima da meta de longo prazo do Comitê e o mercado de trabalho permanecendo apertado, a maioria dos participantes continuou vendo riscos significativos de alta para a inflação, o que pode exigir mais aperto da política monetária”, comenta a nota do Fed.
Segundo a ferramenta FedWatch, da CME, existem 86,5% de probabilidade do Fed aumentar os juros novamente em 0,25% e outros 13,5% de um aumento ainda maior, de 0,5%, podendo chegar ao seu maior nível desde o ano 2000.
Desde a criação do Bitcoin, em 2009, a taxa de juros permaneceu próxima a zero por vários anos. Para críticos como Nassim Taleb, esse foi o único motivo da criptomoeda ter prosperado na última década.
Taxa de juros eleva títulos do Tesouro e preocupa Max Keiser
Uma das consequências diretas no aumento da taxa de juros é o aumento nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA. Rendendo cerca de 4,3% ao ano, os já níveis estão próximos aos de 2008 após uma forte alta nos últimos meses.
Conforme tais Títulos são considerados o investimento mais seguro do mundo, muitos investidores tendem a aproveitar a oportunidade, ignorando outros ativos como ações e criptomoedas, causando queda nestes mercados.
Sendo assim, até mesmo Max Keiser, famoso defensor do Bitcoin que já rasgou notas de dólar, mostrou-se preocupado com o cenário atual.
“O aumento nas taxas de juros continuará desafiando o preço do Bitcoin à medida que mais capital flui para instrumentos de alto rendimento.”
Rising rates will continue to challenge the #Bitcoin price as more capital flows into high-yielding instruments. https://t.co/vwZtyou3xP
— Max Keiser (@maxkeiser) August 17, 2023
Por fim, o Bitcoin já perdeu 4,2% de seu valor em agosto, mas não está sozinho nesse marasmo. S&P500, índice que reúne as ações das 500 maiores empresas dos EUA, está em queda de 3,7%, já o ouro apresenta perdas de 3,98% no mesmo período. Além disso, o volume de negociações de Bitcoin também atingiu seu menor nível dos últimos cinco anos, mostrando um possível desinteresse dos investidores.