O Mitsubishi UFJ Trust and Banking (MUTB), maior instituição financeira do Japão, unirá forças com a Binance para criação de uma stablecoin lastreada no Iene japonês.
Os planos envolvem o lançamento moedas estáveis associadas também a ativos ou outras moedas fiduciárias. Conforme divulgado por notícias locais nesta segunda-feira (25), as novas criptomoedas podem ser lastreadas em Dólar e Iene.
Com 360 anos de história e operações internacionais, inclusive no Brasil, o MUTB é considerado o quinto maior banco mundial em ativos, com trilhões de dólares em sua custódia.
Binance Japão se une ao Mitsubishi UFJ Trust and Banking
Lançada em agosto de 2023, a Binance Japão é a unidade da corretora no país. Sua divisão local dá acesso a vários produtos, como as negociações a vista de criptomoedas e outros serviços.
Segundo o site japonês Coinpost, a nova parceria que pode impulsionar ainda mais os negócios da Binance no Japão, isso porque, o software que emite stablecoins da Progmat Coin segue as regras da regulação japonesa que entraram em vigor no mês de junho de 2023.
O governo do Japão definiu que quer a realidade Web3, e a lei define as regras para que empresas possam atuar no mercado local. Com a Binance entrando na emissão de stablecoins com apoio do Grupo Mitsubishi, a corretora deve conseguir trabalhar com apoio dos reguladores.
We’re proud to announce that #Binance has officially launched in Japan as Binance Japan K.K.
Users in the country now have access to more tradable tokens than any other exchange, with Spot and Earn products available.
Find more details below.https://t.co/grxPYSsp84
— Binance (@binance) August 1, 2023
Só bancos e instituições aprovadas podem emitir stablecoins no Japão
O que chama atenção da parceria da Binance com o MUTB não é o fato de as instituições estarem trabalhando em conjunto para emitir stablecoins, mas sim que as novas regras japonesas se concentram nas mãos dos bancos locais.
Ou seja, a Binance não poderia realizar a emissão por conta própria, mesmo com sua corretora de criptomoedas instalada no país.
Vale lembrar que a Binance já teve problemas no passado recente ao delegar a emissão de uma stablecoin para uma empresa terceira. Nos EUA, a Binance procurou ajuda da Paxos para emitir sua stablecoin Binance USD (BUSD), que vinha sendo negociada globalmente nos últimos anos.
Contudo, o regulador dos EUA ordenou que a Paxos parasse com as emissões de novas moedas para a Binance, o que derrubou o preço da criptomoeda. A própria corretora tem pedido aos seus clientes que se desfaçam da moeda, que já deixou de ter pares de negociações em várias corretoras.
De qualquer forma, caso a nova emissão siga as regras locais, definidas em lei, tudo indica que a Binance poderá emitir stablecoins no Japão, embora ainda não esteja claro se elas estarão disponíveis em outros países.