O Twitter passou por uma grande transformação em seu sistema de verificação de perfis após Elon Musk comprar a rede social fundada por Jack Dorsey. O antigo símbolo de verificado, uma marca azul, passou a ser liberada para todos que assinassem o serviço por R$ 42 mensais.
Na mudança, empresas verificadas receberam uma marca douradas, e órgãos governamentais ganharam um símbolo cinza. A mudança parece estar causando confusão entre os usuários da plataforma.
Após duas contas com nomes famosos publicarem declarações polêmicas recentemente, usuários do Twitter estão pedindo para que Elon Musk reavalie o seu sistema de verificação.
Contas ‘Bitcoin’ e ‘Satoshi Nakamoto’ causam polêmica no Twitter
No início de setembro, a conta Bitcoin (@bitcoin) causou grande polêmica no Twitter. Na ocasião, o perfil comemorou a remoção de criptomoedas privadas da Binance, mas foi amplamente repreendido pela comunidade.
“Ainda bem que o Bitcoin não precisa se preocupar com isso”, comentou o perfil Bitcoin no Twitter.
“Quem diabos está administrando essa conta?”, questionou um seguidor.
Já no início de outubro, o perfil Satoshi Nakamoto (@satoshi), também com a marca azul do Twitter Blue, pegou a comunidade de surpresa. Usando o nome do criador do Bitcoin, a conta deixou uma mensagem enigmática a seus seguidores, apontando que passaremos por grandes mudanças nos próximos meses.
“Nos próximos meses, exploraremos diferentes aspectos que não estavam explicitamente contidos no white paper”, escreveu o perfil em questão.
Enquanto muitos acreditam que não exista nenhuma chance de Satoshi Nakamoto ser o dono desta conta, outros se deixaram levar pela curiosa declaração. O tuíte em questão já conta com mais de 6 milhões de visualizações.
Quanto ao perfil Bitcoin, também é improvável que ele esteja sob controle de desenvolvedores do Bitcoin Core ou outra figura importante. Seja como for, o Bitcoin é um projeto descentralizado, ou seja, pertence a todos e, ao mesmo tempo, não pertence a ninguém.
Usuários pedem que Twitter remova símbolo de verificado de famosos perfis
Dada as declarações polêmicas, alguns usuários já estão pressionando o Twitter para uma providência. Afinal, embora os tuítes sejam quase inofensivos, eles podem levar o público ao erro em outros cenários.
“Olá @ElonMusk, as contas @Bitcoin e @Satoshi violam seus termos de serviço por usarem identidades “enganosas e falsas”. Remova os símbolos de verificado.”
Here are the rules they are in violation of.
You can't misappropriate someone else's identity without disclosing you are a parody account.
It's no different than making a fake "Tesla" or "Elon Musk" account. pic.twitter.com/ErqXJkhDoX
— Pledditor (@Pledditor) October 2, 2023
Explicando sua afirmação, Pledditor afirma que isso seria o mesmo que criar contas chamadas Tesla e Elon Musk.
Em uma captura de tela sobre os critérios para receber o ‘símbolo azul’, é destacado que as contas não devam ter sinais de que sejam enganosas, o que parece ser o caso.
Por fim, outro usuário foi além, pedindo que Craig Wright também seja punido por afirmar em sua biografia que é o criador do Bitcoin.