Cerveja brasileira open source capta R$ 235 mil com DAO de criptomoedas

Com financiamento recente de 45 mil dólares da NounsDAO, a Public Good planeja crescimento em novos mercados e mais integração com a tecnologia blockchain. Beba com moderação. Proibido para menores de 18 anos.

A Public Good anunciou sua expansão para o mercado internacional. Originária do Brasil, a marca de cerveja foi inspirada no espírito colaborativo de projetos NFTs como a NounsDAO e tem como objetivo criar um elo legítimo entre o universo web3 e o mundo real.

A Public Good IPA tem sua receita, marca e rótulo disponíveis ao público em seu website, permitindo que qualquer pessoa faça sua própria cerveja ou utilize os elementos da marca ao seu gosto. Ou seja, uma cerveja open source.

Com um financiamento recente de 45 mil dólares pela NounsDAO, uma DAO (em português, Organização Autônoma Descentralizada) de criptomoedas, a Public Good IPA tem planos de expandir suas operações em 5 localidades globais, além de Brasil e Portugal, onde já foi lançada em junho (em parceria com a Cervejaria Narcose) e outubro (em parceria com a Cervejaria Canil), respectivamente.

Em uma entrevista, Fábio Sevá, fundador da Public Good, falou mais sobre o projeto de sua cerveja ligada ao mercado de criptomoedas.

De onde você tirou a ideia da fazer uma cerveja cripto?

Uma dor comum em várias comunidades de NFT era como atrair mais pessoas para esses projetos. Na minha visão, todos eles estavam disputando um mesmo público nichado e online, e uma das alternativas era atrair pessoas de fora.

Então pensei que a cerveja pudesse ser uma saída, por ser um produto com apelo global e que com acesso a um momento descontraído e favorável a um assunto cheio de nuances como os NFTs.

Poderia explicar por que ela chama “public good”?

A origem do nome tem a ver com o tipo de projeto que me inspirei para criar a cerveja. Todos eles são de domínio público, ou seja, as artes dos NFTs não possuem nenhum tipo de licença sobre sua propriedade intelectual e qualquer um pode remixá-las ou usá-las comercialmente, sem restrições.

Nesse sentido, qualquer coisa de domínio público já pode ser considerada um “bem público” ou “public good”, e nós usamos essas artes no rótulo. Além disso, em alguns desses projetos (como a NounsDAO) os participantes injetam dinheiro em uma DAO e através de ferramentas de governança decidem por eles mesmos quando e como será utilizado. Diferente do que acontece, por exemplo, na gestão pública, onde compulsoriamente nosso dinheiro é usado pelos governantes.

Essa é uma outra face mais atual sobre o conceito de bem público. Queria criar um produto que refletisse essa essência, então junto da Narcose decidimos que a receita e o rótulo da Public Good também seriam de domínio público. Qualquer um pode reproduzir ou remixar a cerveja ou a marca. Ela não é minha nem da Narcose. Ela é um bem público para o mercado cervejeiro.

É complicado conseguir financiamento para um projeto da Nouns? Há limites?

O processo para conseguir um financiamento da Nouns é similar ao de conseguir capital em outras fontes. Basicamente você precisa provar que sua ideia é boa e está alinhada aos objetivos do investidor. No caso, para entender melhor os objetivos da NounsDAO, a melhor forma é se envolver com a comunidade e entender suas ambições e dificuldades. Não há limites para o que se pode criar lá dentro, porém é importante dar pequenos passos e ganhar confiança antes de arriscar grandes projetos.

Quais os próximos passos da Public Good?

Até o momento, tudo o que fizemos no Brasil e em Portugal foi com muito pouco dinheiro ou através de parcerias. Agora poderemos investir em ações mais robustas para espalhar ainda mais nossa mensagem através da intersecção entre produtos físicos e web3. Teremos mais ações no Brasil e vamos fechar com outras cervejarias nos EUA e Europa. Além de cerveja, queremos explorar também duas novas categorias de produto.

Dê 3 dicas para alguém que quer conhecer mais sobre a Nouns e participar do projeto.

Imagine que a Nouns é uma árvore cheia de ramificações. Minha dica principal é começar pelo tronco, conhecendo a origem do projeto. Existem vários artigos, vídeos e podcasts sobre o assunto. A Nouns tem muitas nuances e você pode se aprofundar naquelas que mais chamam a sua atenção: arte, tecnologia, política, esportes, eventos, social, etc…

Escolhido um assunto de interesse, tente entender o momento atual da comunidade através das discussões no Twitter ou Warpcast, e principalmente através das votações e comentários das propostas. É ali que é decidida a direção da Nouns.

E por fim, procure participar de alguma proposta pequena usando seu talento. Entregue mais que o prometido (overdelivery) e não desista. O metaverso da NounsDAO funciona como um microcosmo de tudo que acontece no mundo real. Você pode sair dessa experiência com um belo aprendizado ou bons amigos.

Mais informações sobre a cerveja estão disponíveis no site oficial e redes sociais como o Instagram. Disclaimer: Beba com moderação. Proibido para menores de 18 anos.

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Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

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