Inverno das criptomoedas chegou ao fim, diz Morgan Stanley

Segundo os estudos do banco, há indícios concretos de que o inverno cripto pode ter finalmente ficado no passado.

O inverno das criptomoedas pode ter chegado ao fim, de acordo com o Morgan Stanley, que publicou um artigo otimista sobre o Bitcoin.

“Com base nos dados atuais, os sinais indicam que o inverno das criptomoedas pode ter terminado e que a primavera está prestes a começar”, diz o artigo de um dos maiores bancos de investimentos do mundo.

O mercado de criptomoedas, muitas vezes é caracterizado por períodos alternados de euforia e retração. Estas fases são, ocasionalmente, rotuladas como “primavera” e “inverno”, respectivamente.

É importante notar que o inverno das criptomoedas não envolve apenas valores mais baixos para ativos digitais; trata-se também de um volume geral de negociação mais baixo durante um longo período

Segundo os estudos do banco, há indícios concretos de que o inverno cripto atual, que dura desde o final de 2021, pode ter finalmente ficado no passado.

Crypto Winter tempo (GlassNode)
Crypto Winter tempo (GlassNode)

Primavera do Bitcoin está no horizonte

O Morgan Stanley observa que o tempo do Bitcoin nos invernos anteriores durou de 12 a 14 meses após seus picos de preço. A criptomoeda atingiu um máximo histórico de cerca de US$ 69.000 em novembro de 2021 e atingiu o valor mais baixo um ano depois.

“Um aumento de 50% no preço em relação ao mínimo do bitcoin é normalmente um bom sinal de que o fundo foi alcançado”, escreveu o estrategista Denny Galindo. A maior criptomoeda do mundo subiu 70% no acumulado do ano e 77% em relação aos mínimos do ano passado.

O banco também afirma que a maioria das altas do bitcoin vem após o halving, e este “período de alta começa com o halving e termina quando o preço do bitcoin atinge seu pico anterior”.

O halving é um evento que ocorre a cada quatro anos, quando a recompensa pela mineração é reduzida pela metade e isso reduz a pressão inflacionária sobre o Bitcoin.

“Ao limitar intencionalmente a oferta de novos bitcoins, a escassez causada pelo halving pode afetar o preço do bitcoin para potencialmente estimular uma corrida de touros”, disse Galindo, acrescentando que houve “três corridas desse desde o seu início, cada uma durando 12 a 18 meses após o halving.”

O banco acrescenta que, como acontece com qualquer investimento, o desempenho passado não indica resultados futuros, no entanto, diz, embora ninguém possa dizer se agora é o momento certo para comprar ou vender criptomoedas, “hoje é o momento certo para aprender mais sobre as tendências cíclicas do mercado.”

“Riscos potenciais, como quebra de empresas, bugs de software, recessão ou ação governamental coordenada, podem surgir antes do esperado halving e interromper o ciclo.”

Por fim, o banco afirma que assim como um agricultor evita plantar mudas no inverno ou muito tarde na primavera, os investidores em criptomoedas querem saber quando a primavera chegou para maximizar a “estação de crescimento” de seu investimento.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias