Após ser expulso do cargo de CEO da OpenAI na última sexta-feira (17), Sam Altman foi readmitido ao seu cargo nesta quarta-feira (22). Como consequência, a criptomoeda Worldcoin (WLD) valorizou 8% nas últimas 24 horas.
Resumindo os projetos, a OpenAI é a empresa responsável pelo ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) de texto, e também pelo Dall-E, usada para geração de imagens por IA.
Já a Worldcoin é uma criptomoeda polêmica criada por Altman onde os usuários recebem moedas ao escanearem seus olhos, deixando esses dados em um banco de dados. Mais de 2,4 milhões de pessoas já participaram do experimento, inclusive brasileiros.
Worldcoin sobe 8% após Sam Altman voltar ao comando da OpenAI
A Worldcoin (WLD) caiu mais de 14% no sábado (20) após Sam Altman ser demitido da OpenAI. Durante o final de semana, a criptomoeda chegou a se recuperar após a Microsoft anunciar rapidamente a contratação do executivo.
De qualquer forma, a Worldcoin atingiu seu maior preço dos últimos 7 dias nesta quarta-feira (20) após a OpenAI reapresentar Sam Altman como CEO da empresa.
“Chegamos a um acordo para Sam Altman retornar à OpenAI como CEO com um novo conselho.”
We have reached an agreement in principle for Sam Altman to return to OpenAI as CEO with a new initial board of Bret Taylor (Chair), Larry Summers, and Adam D'Angelo.
We are collaborating to figure out the details. Thank you so much for your patience through this.
— OpenAI (@OpenAI) November 22, 2023
Antes de sua readmissão, mais de 500 dos 700 funcionários da OpenAI haviam pedido demissão como uma forma de protesto a polêmica saída de Altman, que havia sido expulso pelo seu próprio conselho.
Em relação a Worldcoin, seu propósito é justamente diferenciar humanos de inteligências artificiais. Ou seja, Sam Altman está basicamente jogando nas duas frentes do que pode ser a grande batalha da humanidade.
“Pense nos governos. Como vamos diferenciar o que foi feito por humanos e o que foi gerado por máquinas?”
Here's to the greatest technological, economic & productivity boom since the internet 🫡 pic.twitter.com/NjrxMNkbH1
— Worldcoin (@worldcoin) November 19, 2023
Outras criptomoedas também tiveram altas inesperadas nesta semana
Embora a Worldcoin tenha valorizado 8% nas últimas 24 horas, outros projetos tiveram altas ainda maiores no mesmo período. O motivo seria a multa bilionária que a Binance pagou ao governo dos EUA para encerrar um processo contra a corretora.
A principal delas é a Blur (BLUR), um mercado paga negociação de NFTs, campo também explorado pela Binance. A criptomoeda está com uma alta diária de 35%.
Na sequência aparece o token da FTX (FTT), sendo uma aposta de que a falida corretora poderia emergir das cinzas para competir com a corretora de Changpeng Zhao, que abandonou o cargo de CEO de sua empresa.
Na sequência aparecem a Uniswap (UNI), Thor (RUNE) e dYdX (DYDX), mostrando o interesse do mercado por corretoras descentralizadas.
Enquanto a Uniswap trabalha no mercado à vista, a DYDX está focada no mercado de futuros. Já a Thor (RUNE) parece com a Uniswap, mas não se prende ao Ethereum, permitindo a troca de criptomoedas de diversas blockchains.
Por fim, o mercado de criptomoedas está bem animado. Enquanto o Bitcoin aguarda pela decisão da SEC sobre os pedidos de ETF, outros projetos estão ganhando destaque em suas determinadas áreas.