O Google, famoso por seu buscador, passará a permitir anúncios de ETF de Bitcoin na próxima segunda-feira (29). A alteração nos termos foi publicada no dia 6 de dezembro, mais de um mês antes dos ETFs serem aprovados nos EUA, onde os anúncios serão permitidos.
“A partir de 29 de janeiro de 2024, os anunciantes que oferecem Cryptocurrency Coin Trust direcionado aos Estados Unidos poderão anunciar esses produtos e serviços quando atenderem aos requisitos a seguir e forem certificados pelo Google”, informou a gigante americana.
O texto é bem curto e apenas informa as empresas que elas deverão cumprir com as leis locais onde seus anúncios serão exibidos. Além dos EUA, a nova política também valerá para outros países onde esses produtos são oferecidos.
Por fim, a política parece ser uma mudança gradativa do Google, mais neutro em relação às criptomoedas. Afinal, após banir tais anúncios em 2017, voltou a permiti-los em 2021, com algumas exceções. Mais tarde, em 2023, também liberou anúncios de NFTs e jogos play-to-earn.
Veja os anúncios de ETFs de Bitcoin já publicados por grandes gestoras
Conforme os ETFs são produtos idênticos uns aos outros, as equipes de marketing das gestoras estão precisando trabalhar pesado para atrair clientes de suas rivais. Algumas, por exemplo, estão prometendo doar parte dos lucros para os desenvolvedores do Bitcoin.
De qualquer forma, os anúncios continuam sendo parte importante dessa guerra de marketing. Abaixo estão alguns exemplos de comerciais de famosas como Bitwise, VanEck e até mesmo da brasileira Hashdex, que também teve seu ETF aprovado nos EUA.
“Nascido para o Bitcoin”, diz a VanEck no comercial sobre seu ETF.
“Você sabe o que é interessante nos dias de hoje? Bitcoin”, diz a Bitwise em seu anúncio, que apresenta o ator Jonathan Goldsmith, também conhecido como “o homem mais interessante do mundo” em outro comercial na qual a gestora se inspirou.
Já a brasileira Hashdex fez uma comparação do Bitcoin com a chegada dos computadores décadas atrás. “Entender a inovação disruptiva leva tempo”, aponta a gestora brasileira, notando que “o tempo do Bitcoin chegou”.
Os anúncios, no entanto, não estão apenas em vídeo. Outras gestoras como a Grayscale, atualmente dona do maior ETF de Bitcoin, estão apostando no mundo físico. Também parece estar funcionando, até mesmo Eric Balchunas, especialistas da Bloomberg em ETFs, comentou sobre o assunto.
“Não consigo escapar dos ETFs de Bitcoin mesmo se tentasse… GBTC em toda a 30th Street Station na Filadélfia.”
I can’t escape bitcoin ETFs even if I tried… $GBTC all over 30th St Station in Philly pic.twitter.com/WWz1RDfr1c
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) January 22, 2024
Por fim, a partir da próxima segunda-feira (29), essas e outras gestoras também brigarão nos anúncios do Google, principalmente nos EUA. Desconsiderando a Grayscale, que já possuia mais de 600.000 bitcoins em seu fundo, BlackRock e Fidelity seguem dominando esses novos produtos.