Congressistas americanos enviaram uma carta para Joe Biden, pedindo que o presidente dos EUA ajude a libertar Tigran Gambaryan, executivo da Binance que está preso na Nigéria desde o final de fevereiro deste ano.
A carta destaca que Gambaryan trabalhou na Receita Federal dos EUA por mais de dez anos antes de ser contratado pela corretora. Seguindo, os congressistas dizem estar preocupados com a saúde do executivo.
“O Sr. Gambaryan é claramente um cidadão americano que foi detido injustamente pelo governo da Nigéria”, aponta o texto. “Em nome de Gambaryan, sua família e cidadãos americanos preocupados, pedimos e encorajamos a transferência do seu caso para o Escritório do Enviado Especial Presidencial para Assuntos de Reféns (SPEHA).”
“A saúde e o bem-estar de Gambaryan estão em perigo e nós tememos por sua vida. Uma ação imediata é essencial para garantir sua saúde e preservar sua vida. Precisamos agir rápido antes que seja tarde.”
No final do mês passado, o executivo desmaiou durante audiência, precisando de cuidados médicos.
Antes disso, foi relatado que Gambaryan foi transferido para uma cela subterrânea de condições precárias, incluindo camas semelhantes às usadas em acampamentos, sem lençóis, e chuveiros comunitários.
Congressistas pedem para que Joe Biden ajude executivo da Binance
Na carta, os congressistas explicam que Tigran Gambaryan viajou para a Nigéria após receber um convite do próprio governo. No entanto, após dois encontros, a situação ficou hostil.
“O Governo da Nigéria fez o Sr. Gambaryan de refém”, escreveram os congressistas.
Após essa prisão, considerada como um sequestro pelos políticos americanos, o executivo foi então acusado de crimes como lavagem de dinheiro e outros. Ou seja, ele estaria respondendo por algo que não cabe a ele responder.
“Os recentes desenvolvimentos do caso de Gambaryan são muito perturbadores”, continuaram. “Ele estava no fundo da sala [do tribunal], desabou em sua cadeira. Quando o juiz o chamou, ele não conseguia ficar em pé por conta própria e então caiu no chão.”
Segundo o texto, o executivo está com malária, mas não teria recebido tratamento adequado.
A carta foi assinada por 16 congressistas americanos, incluindo Rich McCormick, Austin Scott, French Hill e Michael McCaul. O texto completo pode ser lido no tuíte abaixo.
🚨NEW: House members including Chairman @RepMcCaul of the @HouseForeignGOP have sent a letter to @POTUS, @SecBlinken and @StateSPEHA urging them to bring detained @binance employee Tigran Gambaryan home.
According to the letter, Gambaryan has contracted malaria and is being… pic.twitter.com/XCRyS8IPUT
— Eleanor Terrett (@EleanorTerrett) June 4, 2024
A própria Binance já havia enviado uma carta para o governo da Nigéria pedindo a liberação de seu empregado, mas não foi atendida. O outro executivo preso ao lado de Gambaryan, Nadeem Anjarwalla, conseguiu fugir ainda no mês de março.