Donald Trump, que tem se apresentado como “candidato do bitcoin”, está programado para falar na Bitcoin 2024 amanhã. O evento, considerado a maior celebração anual do Bitcoin no mundo, marca a primeira vez que um candidato presidencial comparece à conferência, suscitando debates sobre o apoio da comunidade cripto nas próximas eleições.
Durante a campanha eleitoral, as criptomoedas apareceram como um tópico central. A postura de Trump sobre o assunto também teve uma mudança drástica. Anos atrás, ele descreveu o Bitcoin como “um golpe” e classificou as criptomoedas como “muito perigosas”.
Recentemente, ele rotulou os ativos digitais como “um desastre pronto para acontecer” e declarou que não era fã dos ativos digitais.
No entanto, Trump agora afirma estar “bem” com as criptos. Sua campanha aceita doações em Bitcoin, Ether, Dogecoin, Solana e outras criptomoedas. Seu companheiro de chapa na vice-presidência, o senador JD Vance de Ohio, é um entusiasta do bitcoin, declarando possuir cerca de US$ 250.000 em Bitcoin na Coinbase.
Expectativas
A comunidade de criptomoedas está ansiosa para ouvir o que Trump tem a dizer. Até agora, ele não detalhou como pretende apoiar o mercado de criptomoedas por meio de políticas.
Recentemente, ele se reuniu com mineradores e afirmou que todo o Bitcoin restante deve ser minerado nos EUA.
Moe Vela, ex-assessor sênior de Joe Biden e especialista em criptomoedas, comentou à Quartz que a presença de Trump na conferência é uma jogada inteligente, mas ressalta que ele “simplesmente dirá o que seu público quer ouvir”.
Além de Trump, o candidato presidencial independente Robert F. Kennedy Jr. também participará da conferência e abordará o tema das criptos.
Kennedy já afirmou que gostaria de colocar todo o orçamento dos EUA na blockchain, permitindo acesso a qualquer americano a qualquer momento.
Vivek Ramaswamy, ex-candidato presidencial republicano em 2024 e defensor das criptomoedas, também vai marcar presença. Até o ano passado, ele era o único líder republicano que apoiava as criptomoedas, tendo planos concretos para o futuro do setor.
Ramaswamy ganhou apoio da comunidade cripto antes de se retirar da corrida presidencial, frequentemente declarando seu desejo de acabar com a “guerra de Biden contra as criptomoedas” e garantir que as criptos fossem feitas na América.
Figuras importantes como Cathie Wood, da ARK Investment, Michael Saylor, da MicroStrategy, e Edward Snowden também farão aparições na conferência.