Argentina usará Inteligência Artificial para “prever crimes futuros”

O projeto obviamente preocupou especialistas, citando que a população poderia mudar seu comportamento para evitar julgamentos por crimes que não cometeram.

O governo da Argentina anunciou a criação de uma Unidade de Inteligência Artificial Aplicada à Segurança (UIAAS), cujo objetivo é usar a tecnologia para “prever crimes futuros”.

Dentre os focos do projeto está o monitoramento de redes sociais, aplicativos e sites diversos, bem como da dark web.

Além dessas buscas mais amplas, o governo também estará mirando no mercado financeiro em busca de “transações suspeitas” ou “comportamentos anômalos que possam indicar atividades ilegais”.

Sites locais, como o CriptoNoticias, apontaram que isso pode impactar investidores de criptomoedas, especialmente aqueles que fazem P2P.

Como inspiração, os legisladores citam os EUA, China, Reino Unido, Israel, França, Singapura e Índia, afirmando que esses países já “utilizam inteligência artificial em análise de vídeo e reconhecimento facial, prevenção de crimes, cibersegurança, análise de dados, drones e robótica, comunicação e coordenação, assistentes virtuais e automação, análise de redes sociais e detecção de fraudes e anomalias”.

Projeto da Argentina lembra filme de ficção e preocupa especialistas

A intenção do governo argentino de prever crimes antes mesmo que eles aconteçam fez vários jornais citarem o filme Minority Report: A Nova Lei (2002), estrelado por Tom Cruise e dirigido por Steven Spielberg.

Na ficção, o governo criou uma “Divisão Pré-Crime”, onde as pessoas são presas antes mesmo de cometerem seus delitos. No trailer abaixo, o policial John Anderton realiza uma prisão “pelo assassinato futuro” de duas pessoas.

Já na realidade da Argentina, o novo projeto de lei também parece um roteiro de Hollywood. Isso porque o intuito da nova força de segurança é prever o futuro.

“A Unidade de Inteligência Artificial Aplicada à Segurança (UIAAS) tem como missão a prevenção, detecção, investigação e perseguição do delito e suas conexões mediante a utilização da inteligência artificial”, aponta o texto.

“Utilizar algoritmos de aprendizado de máquina para analisar dados históricos de crimes e, assim, prever futuros delitos e ajudar a preveni-los.”

Javier Milei, presidente da Argentina, fantasiado de super-herói. Fonte: Reddit.
Javier Milei, presidente da Argentina, fantasiado de super-herói. Fonte: Reddit.

O projeto obviamente preocupou especialistas, citando que a população poderia mudar seu comportamento para evitar julgamentos por crimes que não cometeram.

“A vigilância em grande escala afeta a liberdade de expressão porque incentiva as pessoas a se autocensurarem ou a evitarem compartilhar suas ideias ou críticas se suspeitarem que tudo o que comentam, publicam ou divulgam está sendo monitorado pelas forças de segurança”, disse Mariela Belski, diretora-executiva da Anistia Internacional Argentina ao The Guardian.

Reino Unido ameaça cidadãos: “cuidado com o que você posta”

Outro governo que chamou atenção nessa semana foi o britânico. Embora esteja longe de “prever crimes”, sua postagem no Twitter acabou gerando mais comentários do que curtidas, mostrando a desaprovação do público.

“Pense antes de postar! Conteúdos que incitam violência ou ódio não são apenas prejudiciais — podem ser ilegais.”

“O CPS (Crown Prosecution Service) leva a violência online a sério e processará quando o critério legal for atendido”, continua o texto. “Lembre pessoas próximas a você a compartilhar com responsabilidade ou eles enfrentarão as consequências.”

Nos comentários, é difícil achar uma mensagem positiva. “Pense antes de você se tornar a Coreia do Norte”, diz um deles. Muitos americanos aparecem comemorando a independência dos EUA, de 1776, apontando que estão livres dessa ameaça.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias