Na semana em que a HBO divulgou seu novo documentário sobre a possível identidade de Satoshi Nakamoto, o falso criador do bitcoin, Craig Steven Wright voltou aos tribunais com um novo processo polêmico.
Desta vez, seu alvo é o Bitcoin Core, onde o “Faketoshi” entrou com uma ação judicial contra um grupo que representa a implementação do Bitcoin e a empresa Square Up Europe Ltd, relacionada à governança e desenvolvimento do Bitcoin (BTC).
A disputa gira em torno de como o BTC, considerado o “Bitcoin original“, foi alterado por atualizações como SegWit e Taproot, que teriam “desviado do protocolo original definido por Satoshi Nakamoto” no White Paper.
“Dizer que o BTC é o Bitcoin original causa confusão em investidores”, diz falso Satoshi Nakamoto em processo
Na reclamação, Wright argumenta que as modificações feitas no Bitcoin Core levaram a uma falsa representação do BTC como o Bitcoin original.
Em sua visão, a situação acabou causando confusão entre os investidores e prejudicando o Bitcoin Satoshi Vision (BSV), que ele considera ser a verdadeira implementação do Bitcoin original.
Ele afirma que o BSV segue estritamente o protocolo original de Satoshi Nakamoto, enquanto o BTC não.
A ação busca uma indenização massiva, estimada em £ 911 bilhões, alegando que essa é a diferença de mercado entre o Bitcoin Satoshi Vision (BSV), avaliado em £ 50 por unidade, e o Bitcoin (BTC), avaliado em £ 48.000 por unidade.
Neste sábado (12) a cotação da libra esterlina é de R$ 7,33, ou seja, Wright quer uma indenização R$ 6,68 trilhões. Wright argumenta que a má representação do BTC causou uma enorme perda de valor de mercado ao BSV, que ele defende como o verdadeiro Bitcoin.
Em resumo, a reclamação de Wright visa responsabilizar os desenvolvedores do Bitcoin Core por alterar o protocolo do Bitcoin original e por causar danos financeiros ao BSV, além de confundir os investidores sobre qual versão seria a verdadeira conforme o White Paper original. A informação viralizou após publicação do BTC Archive.
Novo processo polêmico ocorre após Craig Wright perder ação em que tentava se provar criador do Bitcoin
O Faketoshi não tem muita credibilidade dentre os verdadeiros estudiosos de bitcoin. Isso porque, para provar que é o criador do Bitcoin, bastaria ele comprovar suas alegações com a criptografia.
Contudo, como ele não consegue comprovar suas alegações de ser o Satoshi Nakamoto, tenta chamar atenção com processos que atingem diretamente o ecossistema do BTC. Assim, o novo processo ocorre como uma espécie de revolta, visto que sua máscara tem caído.
No último processo que tentou, por exemplo, ficou comprovado que ele é um Satoshi Fake. Por fim, o novo processo está em fase inicial e o mercado deverá acompanhar o desenrolar da história nos próximos anos.