Tribunal conclui que Craig Wright não é o criador do Bitcoin

Craig Steven Wright, também conhecido como Faketoshi (falso Satoshi), já estava ciente de que perderia esse processo. Ainda em janeiro, o cientista da computação australiano ofereceu um acordo para dar fim ao julgamento antes mesmo de seu início. A COPA, obviamente, não aceitou.

Iniciado no dia 5 de fevereiro, a batalha judicial entre a COPA (Crypto Open Patent Alliance) e Craig Steven Wright (CSW) está chegando ao seu fim. Embora ainda precise apresentar uma decisão final completa, o juiz do caso já afirmou nesta quarta-feira (13) que Wright não é o criador do Bitcoin.

Conforme a identidade de Satoshi Nakamoto nunca foi revelada, Wright tentou se aproveitar dessa brecha e passou os últimos anos afirmando estar por trás do famoso pseudônimo.

Suas falas então passaram a ser o menor dos problemas. Afinal, CSW começou a processar desenvolvedores, sites e corretoras que lidam com Bitcoin, tentando obter poder sobre o projeto. No caso mais famoso, Wright conseguiu derrubar o whitepaper do Bitcoin do site Bitcoin.org para visitantes britânicos.

Craig Wright enfrentou grandes oponentes em processo

Craig Steven Wright, também conhecido como Faketoshi (falso Satoshi), já estava ciente de que perderia esse processo. Ainda em janeiro, o cientista da computação australiano ofereceu um acordo para dar fim ao julgamento antes mesmo de seu início. A COPA, obviamente, não aceitou.

Nos casos passados, Wright teve oponentes pequenos. No caso do whitepaper, processou Cobra, um anônimo que mantém o site Bitcoin.org e que não compareceu ao tribunal. Mais tarde, processou um membro da comunidade que precisou de doações da comunidade para se defender.

Desta vez a situação foi diferente. Do outro lado estava a COPA, aliança formada por MicroStrategy, Coinbase, Block (de Jack Dorsey), Kraken, Blockstream, Bitpay e vários outros gigantes do mercado. Agora Wright estava sendo processado, e não processando.

Além de todo aparato jurídico, o processo também fez surgir e-mails inéditos de Satoshi Nakamoto, apresentados por Martii ‘Sirius’ Malmi, um dos primeiros desenvolvedores do Bitcoin. Fora sua importância no caso, os conteúdos também são ótimos para a história do projeto.

Decisão do juiz é uma vitória para a comunidade do Bitcoin

Embora ainda precise elaborar uma decisão mais completa, o juiz do caso já afirmou nesta quinta-feira (14) que Craig Steven Wright (CSW) não é Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin.

“Vou preparar um julgamento bastante longo”, disse o juiz. “Cheguei à conclusão de que as evidências são esmagadoras.”

“CSW não é o autor do whitepaper.
CSW não é Satoshi [Nakamoto].
CSW não é o criador do Bitcoin.
CSW não foi o autor do software Bitcoin.”

Jack Dorsey, fundador do Twitter e da Block, comemorou a decisão em suas redes sociais, também deixando o registro da decisão do juiz, mas de forma mais completa.

“Vou fazer algumas declarações específicas que considero úteis e necessárias para garantir a justiça entre as partes. Primeiro, que o Dr. Wright não é o autor do White Paper do Bitcoin. Segundo, o Dr. Wright não é a pessoa que adotou ou operou sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto no período de 2008 a 2011. Terceiro, o Dr. Wright não é a pessoa que criou o Sistema Bitcoin. E, quarto, ele não é o autor das versões iniciais do software Bitcoin.”

Para a comunidade, a decisão não é nenhuma surpresa. No entanto, isso deve ser suficiente para calar Wright e evitar que o australiano processe outras pessoas que estão trabalhando para dar continuidade ao Bitcoin. Nos últimos anos, diversos desenvolvedores abandonaram o projeto, podendo ser uma forma de prevenção a esses ataques.

Quanto a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, essa continuará sendo um mistério. Enquanto novas teorias apontam para Hal Finney, outros pedem que essa busca seja interrompida, já que isso pode ser uma ameaça a pessoas próximas.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias