O Financial Services Authority (FSA), órgão de proteção do mercado de investimentos do Reino Unido, baniu a Pump.fun do país. A plataforma criada na rede Solana é uma famosa fábrica de memecoins.
Com grande volume diário, a Pump.fun tem atraído especuladores de memecoins nos últimos meses, o que embalou uma nova geração explosiva de novos tokens diariamente. Só com a Pump.fun, milhares de novos tokens sem fundamentos nasceram na rede Solana, de forma similar a SunPump na rede Tron.
As altas especulações com memecoins então começam agora a entrar na mira das autoridades, com a FCA dando um importante no sentido de enfrentar o movimento.
O que diz órgão do Reino Unido sobre fábrica de memecoins da Solana ao banir plataforma?
Conforme apuração do Livecoins, a FCA declarou que o governo do Reino Unido não autorizou o funcionamento da plataforma no país. Assim, o alerta pede que os investidores evitem interações com a plataforma e outros golpes decorrentes dela.
“Esta empresa pode estar fornecendo ou promovendo serviços ou produtos financeiros sem nossa permissão. Você deve evitar lidar com esta empresa e tomar cuidado com golpes.
Quase todas as empresas e indivíduos devem ser autorizados por nós para realizar ou promover serviços financeiros no Reino Unido.
Esta empresa não é autorizada por nós e pode ter como alvo pessoas no Reino Unido.”
De acordo com o alerta de segurança contra a Pump.fun, a empresa coloca em risco informações pessoais da população. Além disso, deixa claro que quem cair em algum golpe após este aviso não precisa nem procurar canais oficiais pedindo ajuda.
Por fim, deixa claro que se a plataforma falir, não há proteção para os investidores, que podem perder tudo que tinham.
Polêmicas recentes com plataforma de memecoins pode ter atraído a fúria dos reguladores
Recentemente o mercado de criptomoedas passou a adotar um olhar com mais desconfiança com a criação de memecoins de forma forçada. Na própria Pump.fun, por exemplo, usuários começaram a realizar lives para incentivar pessoas a comprarem suas criptomoedas, mas a situação começou a perder o controle.
Em um dos casos que chamaram atenção, um criador de memecoin ameaçou a vida de outras pessoas, caso não conseguisse vender suas moedas. Após os casos ganharem notoriedade, a própria fábrica de memes suspendeu as lives.
Mesmo assim, o caso pode ter atraído o olhar mais atento de reguladores para as memecoins, com a FCA sendo uma das primeiras do mundo a emitir um alerta contra uma plataforma do tipo. Vale lembrar que, desde 2023, a FCA já planeja regular as memecoins.