A vice-presidente executiva da Microsoft Corp (MSFT), Amy Hood, que também exerce o cargo de Chefe de Finanças (CFO), declarou que a empresa segue atenta ao mercado de criptomoedas.
Em conversa com o VP de Relações com Investidores da Microsoft, Brett Iversen, Amy foi questionada sobre a política da empresa quanto ao tema.
“Amy, os funcionários da Microsoft, assim como outros acionistas, perguntaram sobre a estratégia de ativos da Microsoft, já que criptomoedas como Bitcoin estão recebendo mais atenção. Qual é a abordagem da empresa para criptomoedas?”
Sem titubear, Hood, considerada a 17ª mulher mais poderosa do mundo pela Revista Forbes em 2024, disse que a Microsoft já tem uma relação de longa data com o bitcoin.
Assim, ela lembrou que a empresa foi uma das pioneiras em aceitar o bitcoin como uma moeda, como um meio de pagamento. Amy Hood lembrou que em 2014, ou até antes, a empresa já aceitava este ativo.
“Estamos avaliando as criptomoedas como ativos”, diz VP da Microsoft
Ciente que no dia 10 de dezembro de 2024 os investidores votaram contra a Microsoft comprar bitcoin como estratégia de reserva, Amy Hood não fui de responder sobre o assunto quando acionada.
De acordo com ela, a pergunta é boa e pertinente, visto que o tema das criptomoedas ganhou destaque em todo o mundo recentemente. Assim, ela declarou que a Microsoft segue atenta em sua Tesouraria sobre bitcoin e criptomoedas, ainda que a prioridade maior seja a de manter liquidez e estabilidade financeira.
“Ah, é uma boa pergunta, e sei que houve uma conversa sobre isso hoje mais cedo. E acho que é importante dar um passo para trás e perceber que há quase uma década, na verdade, talvez um pouco mais, começamos a aceitar criptomoedas como forma de pagamento de nossos clientes. E isso foi em 2014, e continuamos a fazer isso hoje. E estamos entre uma das primeiras empresas a perceber e aceitar isso, depois de ouvir os clientes dizerem, ei, essa é uma forma de consideração que você consideraria? E a resposta foi, claro.
E enquanto continuamos a pensar sobre a evolução da cripto, também pensamos sobre ela como uma classe de ativos. Falamos sobre isso antes. Nossa equipe de Tesouraria, juntamente com as revisões com o Conselho de Administração, analisa todas as classes de ativos disponíveis para nós. É importante lembrar nossos critérios e nossas metas de nosso balanço e para os saldos de caixa, o mais importante é preservar o capital, permitir muita liquidez para poder financiar nossas operações, parcerias e investimentos, um pouco como o que Brad mencionou em termos de poder fazer investimentos em energia ou investimentos em corporações ou construir data centers. A liquidez também é um critério muito importante para nós, assim como gerar renda.
Com essas três metas, olhamos para as classes de ativos, incluindo criptomoeda como uma forma de investimento. É algo que cobrimos com o Conselho consistentemente e continuamos a avaliar diferentes categorias ano a ano, se nossas metas mudassem.”
A fala da CFO da Microsoft ganha destaque após a votação que atrasou os planos da empresa de adotar formalmente o bitcoin como ativo de reserva.