Com o Bitcoin renovando sua máxima histórica, ultrapassando os US$ 118.000, outras criptomoedas acompanham o ritmo e operam em forte alta nesta sexta-feira (11).
Nomes famosos como XRP, Dogecoin e Cardano apresentam lucros de dois dígitos percentuais no dia. Outras menos conhecidas superam esses ganhos e são destaques.
Quem também aproveitou a alta do Bitcoin foram empresas do setor, incluindo corretoras, mineradoras e, obviamente, companhias com reservas estratégicas da criptomoeda.
Criptomoedas disparam após alta do Bitcoin
Conforme criptomoedas menores possuem uma maior volatilidade, justamente por terem uma menor liquidez, oscilações do mercado costumem mover seus preços mais do que em moedas maiores como Bitcoin e Ethereum.
Dado isso, diversas criptomoedas apresentaram ganhos gigantes nesta sexta-feira (11).
Dentre as 10 maiores, XRP (XRP) sobe 13,6%, Dogecoin (DOGE) 13,5% e Cardano (ADA) 13,7% nas últimas 24 horas. Como comparação, o Bitcoin opera em alta de 4,1% no mesmo período.
Já entre as 100 maiores, o destaque fica para a MemeCore (M), uma criptomoeda nova que subiu 81% hoje. Na sequência aparecem Story (IP), Mog Coin (MOG) e Stellar (XLM), e Pudgy Penguins (PENGU) com altas de 34,1%, 27,9%, 26,7% e 21,8%, respectivamente.
Seguindo aparecem nomes como Sei (SEI), Ethena (ENA), Celestia (TIA), Injective (INJ) e Algorand (ALGO), subindo entre 13,9% a 18,9%.
Ainda dentre as 100 maiores, apenas duas operam em baixa, Sky (SKY) e UNUS SED LEO (LEO).
Em um primeiro olhar, esses investimentos podem parecer mais atrativos que o próprio Bitcoin. No entanto, vale lembrar que muitas delas estão apenas se recuperando de grandes quedas antigas, e não rompendo topos históricos como acontece com o BTC.
Ações de empresas disparam com alta do Bitcoin
Até mesmo parte do mercado tradicional aproveitou a alta do Bitcoin. Isso porque diversas empresas com exposição à criptomoeda viram suas ações subirem nas bolsas ao redor do mundo.
Os três destaques de hoje ficam para a canadense Bitcoin Well Inc, a Boyaa de Hong Kong, e a brasileira Méliuz, todas subindo dois dígitos percentuais.
Dentre as mais famosas, Strategy sobe 2,3% e a corretora Coinbase cai 0,8%, não conseguindo acompanhar a alta de 4,1% do Bitcoin.
Mineradoras também apresentaram resultados mistos. Enquanto MARA e Bitdeer sobem 0,8% e 0,3%, respectivamente, Riot e Cleanspark caem 1% e 2%, respectivamente.
Por fim, os dados mostram que o mercado de criptomoedas está atraindo todos os tipos de investidores.
Enquanto os mais agressivos buscam criptomoedas alternativas, os mais conservadores seguem acumulando Bitcoin. Já players do mercado tradicional hoje podem obter exposição através de centenas de empresas, realizando análises com as quais estão mais acostumados.