Tailândia lança programa para turistas converterem criptomoedas na moeda local

Governo havia banido uso de criptomoedas em 2022 para proteger sua moeda, o Baht

A Comissão de Valores da Tailândia anunciou nesta segunda-feira (18) o programa ‘TouristDigiPay‘. Isso permitirá que turistas convertam criptomoedas na moeda local, o Baht tailandês.

O programa mostra uma grande mudança de postura do governo e uma busca para solucionar problemas. Em 2022, por exemplo, o governo tailandês baniu o uso de criptomoedas, afirmando que elas poderiam afetar a estabilidade do mercado financeiro tradicional.

Já em 2024, a CVM tailandesa começou a banir corretoras de criptomoedas que não possuíam licença para operar no país, incluindo gigantes como Binance e Bybit.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Turistas poderão converter criptomoedas em Baht na Tailândia com novo programa

Além de ser liderado pela CVM da Tailândia, o programa ‘TouristDigiPay’ contou com a colaboração do Ministério da Fazenda, Ministério do Turismo e Esporte e do Escritório de Combate à Lavagem de Dinheiro do país.

O comunicado aponta que o programa permitirá a conversão de ativos digitais em Baht tailandês para gastos via dinheiro eletrônico.

“Esta iniciativa permite que turistas estrangeiros utilizem ativos digitais como fonte de recursos para seus gastos na Tailândia, promovendo o uso de inovação e ativos digitais para apoiar a economia e o setor de turismo.”

Para ter acesso ao programa, turistas precisarão passar por uma verificação de KYC para obter sua carteira de turista. Já o Baht tailandês será um ‘dinheiro eletrônico’ supervisionado pelo Banco Central da Tailândia.

O texto aponta para limites de 50.000 Baht (R$ 8.350) por mês para pagamentos em comércios pequenos e 500.000 Baht (R$ 83.500) para comércios que passaram na verificação de KYC.

Na saída do país, os turistas poderão converter seus bahts de volta para criptomoedas desde que não excedam a quantia original convertida.

TouristDigiPay, programa feito pelo governo da Tailândia que permite a conversão de criptomoedas na moeda local, o Baht, por turistas. Fonte: CVM da Tailândia/Reprodução.
TouristDigiPay, programa feito pelo governo da Tailândia que permite a conversão de criptomoedas na moeda local, o Baht, por turistas. Fonte: CVM da Tailândia/Reprodução.

O programa é uma solução inteligente para atrair capital estrangeiro para o país enquanto os reguladores blindam a moeda local.

“O projeto TouristDigiPay se baseia no ecossistema existente que integra o sistema de negociação de ativos digitais regulamentado pela CVM com o sistema de dinheiro eletrônico regulamentado pelo Banco Central da Tailândia”, comentou Pornanong Budsaratragoon, Secretária-Geral da CVM da Tailândia.

Fundador da Binance diz ter contribuído para o projeto

Nas redes sociais, Changpeng Zhao, fundador da Binance, disse ter contribuído para o lançamento do ‘TouristDigiPay’.

“Eu posso ter contribuído para isso, só um pouquinho”, comentou CZ.

Changpeng Zhao, fundador da Binance, afirma ter ajudado no lançamento do programa TouristDigiPay da Tailândia. Fonte: X.
Changpeng Zhao, fundador da Binance, afirma ter ajudado no lançamento do programa TouristDigiPay da Tailândia. Fonte: X.

Embora a CVM tailandesa não cite a Binance ou CZ, o tom do comentário do bilionário suger que ele teve uma grande influência no programa.

Atualmente a Tailândia é o 4º país que mais registra ataques físicos contra investidores de criptomoedas, ficando atrás somente dos EUA, Inglaterra e França. Portanto, o projeto também pode reduzir o número desses incidentes.

Outra curiosidade é que o símbolo do Baht (฿) já foi sugerido para também ser o símbolo do Bitcoin, mas a comunidade acabou criando um novo, o ₿.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias