O mercado de ICOs cresceu em 2017. O número total de startups que surgiu no ano é difícil de definir, mas a maioria das fontes concorda que mais de quinhentas foram lançadas em 2017.
De fato, no ano passado, pelo menos um projeto foi lançado por dia, mais de US $ 5 bilhões foram arrecadados. Este ano a tendência continuou e, no meio do ano, o número de ICOs lançadas já era superior a 550, e o total de recursos captados era superior a US $ 12 bilhões.
A indústria está crescendo, mas ela é tão boa quanto parece? Uma pesquisa mostra que as ICOS têm problemas econômicos significativos.
Problemas na economia das ICOs
Um dos maiores problemas é a má política econômica. Os criadores de criptomoedas não pensam no futuro de seus tokens adequadamente. Os tokens podem ser considerados como uma das principais bases econômicas da indústria de criptomoedas e têm algumas semelhanças com o dinheiro no mundo financeiro.
A liquidez é um parâmetro significativo para qualquer ativo financeiro e mostra a rapidez com que o ativo pode ser convertido em dinheiro. Em outras palavras, representa a rapidez com que você pode comprar ou vender algum produto.
Ações altamente líquidas (geralmente as ações das empresas líderes) podem ser compradas ou vendidas a qualquer momento e em praticamente qualquer quantidade.
Muitas pessoas lidam com elas e o volume de negociação é enorme. Você não terá problemas para comprar ou vender essas ações. Ações com baixa liquidez são menos interessantes para os investidores. Para comprá-los ou vendê-los, você fará um esforço para encontrar um parceiro e fazer um acordo.
Examinando o mercado de criptomoedas, você pode descobrir que a maioria dos tokens tem liquidez extremamente baixa. Para os propósitos deste artigo, veremos a liquidez dos tokens que arrecadaram pelo menos US $ 50 milhões em sua ICO.
A primeira coisa que você notará é o baixo volume de negociações. Alguns tokens geralmente são mantidos em carteiras e dificilmente se movimentam no mercado. Por exemplo, no último mês, o volume diário de negociação do token TRAK era pouco superior a US $ 2.000. Houve alguns dias em que o volume foi de 0. De acordo com o CoinSchedule, essa ICO arrecadou US $ 50 milhões.
O recente projeto Dragon arrecadou mais de US $ 420 milhões e se tornou o sexto maior da ICO da história. Se você observar os gráficos, descobrirá que os tokens possuem negociações de não mais que US $ 65.000 por dia.
Outro projeto “incrível” é o Paragon. Em 2017, os fundadores atraíram mais de US $ 183 milhões em investimentos. Agora, o volume de negociação de seu token não excede US $ 100.000.
Como resultado, a circulação simbólica é bastante baixa. A grande maioria dos tokens são mantidos em carteiras frias, na verdade, fora do mercado. Muitos tokens têm menos de 1% do total em circulação.
Grandes transações são desastrosas para esses mercados. Se alguém quiser comprar ou vender uma quantidade significativa de tokens, o negócio pode abalar o mercado. Nessas circunstâncias, a pessoa pode realmente se tornar um monopolista e a pessoa é capaz de alterar o preço. O proprietário de uma grande quantidade de tokens pode gerenciar o mercado e influenciar o projeto. Obviamente, isso é inaceitável para os mercados financeiros.
Listagem em exchange ajuda?
Muitas ICOs estão listadas em diferentes corretoras e possuem diferentes pares de negociação. Como regra geral, a listagem requer uma grande quantia de dinheiro. Notícias sobre novas listagens aumentam os preços e estimulam as pessoas a negociar. Mas as listagens são tão eficazes?
O Token PAY (o projeto TenX) está listado em 22 corretoras e possui 36 pares de negociação. No entanto, a corretora Bithumb tem quase 32% das transações com o token sozinho. Apenas um par – PAY / KRW (o won coreano) – listado na Bithumb e Cashierest representa 93,67% da negociação. O volume dos outros é inferior a 10%. Oito pares têm 0 volume de negociação.
Isso não se aplica apenas a ICOs com um grande número de corretoras listadas. O U.CASH está listado em quatro exchanges e tem onze pares de negociação. Existem apenas três pares efetivos localizados em apenas uma corretora, Saques representando 94,36% de todas as transações.
O conceito “quanto mais, melhor” não funciona muito bem aqui. Além disso, algumas corretoras têm um parágrafo especial nos termos de uso. Diz que a administração pode remover o token. Assim, é muito mais eficiente para os fundadores da ICO escolherem algumas corretoras e um pequeno número de pares de negociação.
Tais problemas de liquidez têm um efeito negativo severo na comunidade. As pessoas começam a desconfiar das ICOs. A certa altura, alguém pode querer recuperar seu dinheiro, mas é difícil vender os ativos.
O tempo passou e o lucro é perdido. Ele cai e o interesse de investir na indústria também. Acontece que é um ciclo vicioso: “os preços não mudam porque as pessoas não trocam tokens porque os preços não mudam…” Por causa disso, os investidores ficam chateados com os projetos de criptomoedas.
Existe uma possível maneira de melhorar a situação atual. Os fundadores devem fazer algum produto real, ou produto mínimo viável (MVP) e pensar sobre o planejamento.
Se o projeto não está mostrando progresso por um longo tempo, as pessoas perdem a fé. O grupo de pesquisa da Satis Group LLC determinou que 81% dos projetos de ICO são fraudes e não fazem nada para melhorar o produto.
Quando o token é listado em corretoras, os usuários tentam se livrar das moedas e o preço cai. De acordo com a Coinist, cerca de 79% de todos os tokens perderam valor desde o lançamento do projeto.
Se o produto estiver ativo e o token estiver listado em algumas exchanges, os fundadores devem fornecer uma maneira fácil para os usuários trocarem o token e usá-lo na plataforma para aumentar a liquidez do token.
As ICOs começaram a ser lançadas em 2014 e continuam sua marcha. O número de projetos cresce de ano para ano. O tamanho médio dos fundos arrecadados está aumentando.
Este ano será lembrado pela EOS e Telegram Open Network com bilhões de capitalizações.
Não obstante, as ICOs têm problemas reais. Muitos projetos não atualizam o produto. A maioria dos tokens não são negociados e perdem seu preço. As listagens em várias corretoras com um grande número de pares comerciais não mudam a situação, como os usuários supõem que mudaria.
Levará algum tempo para o setor estabelecer regras de como iniciar um projeto bem-sucedido baseado em blockchain. Aparentemente, ainda não é hora.
As informações são do Cointelligence, O autor deste texto: Andrew Tar é um escritor e pesquisador.