Faruk Fatih Özer, fundador da corretora de criptomoedas Thodex, foi encontrado morto em sua cela no último sábado (1º). O executivo cumpria uma pena de 11.196 anos de prisão por crimes de fraude, lavagem de dinheiro, dentre outros.
Segundo a mídia local, Özer foi encontrado enforcado no banheiro de seu quarto.
Embora as autoridades estejam tratando o caso como suicídio, uma investigação foi aberta para apurar outras possibilidades.
O golpe da Thodex que resultou na prisão de seu fundador por 11.196 anos
Os problemas com a corretora turca Thodex começaram ainda em 2021. Na data, a empresa afirmou que estaria paralisando negociações e transações por 5 dias para melhorar seus serviços, mas acabou dando um golpe de US$ 2 bilhões em seus 390 mil de clientes.
Somado a isso, o fundador e CEO Faruk Fatih Özer, então com 27 anos, simplesmente desapareceu.
O executivo foi localizado e preso na Albânia no ano seguinte e depois extraditado para a Turquia. A promotoria queria uma pena de 40.562 anos de prisão.
Já em 2023, a justiça condenou Özer a 11.196 anos de prisão por fraude, formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro, dentre outros crimes.
Fundador da Thodex é encontrado morto na prisão
Faruk Fatih Özer estava preso em Tekirdağ, na Turquia, em uma prisão de segurança máxima caracterizada pelo isolamento social severo.
Em nota publicada no sábado (1º) a mídia local informou que o executivo foi encontrado morto em sua cela. Mais especificamente, enforcado no banheiro de seu quarto.
Outros jornais apontaram que o corpo do executivo já foi sepultado pela família.
No entanto, a comunidade turca começou a levantar diversas teorias sobre o caso nas redes sociais.
Enquanto alguns chegam a duvidar que o fundador da Thodex esteja morto, outros disseram que ele cometeu suicídio por ter sido traído após entregar as chaves privadas que davam acesso aos bilhões roubados de seus clientes.
Apesar disso, nenhuma investigação confiável aponta para esses caminhos, pelo contrário. Dados isso, nem mesmo a morte do golpista trouxe alívio para suas vítimas.
Em comunicado oficial, a CTE (Direção-Geral de Prisões e Centros de Detenção da Turquia) revelou que Özer se enforcou usando uma toalha de banho e um lençol, desmentindo rumores de que ele teria usado uma corda (item citado em outras teorias).