Um relatório mensal da Binance Research, publicado nesta quinta-feira (6), abordou as diversas tendências recentes do mercado criptomoedas. Dentre os exemplos estão o crescimento do x402, competição de trading com IA e criptomoedas de privacidade.
Embora o Bitcoin tenha fechado outubro em queda pela primeira vez em 7 anos, os analistas destacam a resiliência do mercado.
Um dos exemplos citados é a volatilidade do Bitcoin. Isso porque mesmo atingindo um pico intradiário de 16% no dia 11 de outubro, o indicador de volatilidade implícita permaneceu bem abaixo da máxima de março.
Competição de trading por IAs provou a necessidade de gerenciamento de risco, diz Binance
Um dos eventos que mais chamou a atenção do mercado em outubro foi a criação de uma competição de negociação de criptomoedas por inteligências artificiais (IAs).
Os resultados pareciam promissores nos primeiros dias de testes enquanto Grok e Deepseek acumulavam ganhos de 50%.
No entanto, os resultados finais provaram que as IAs não estão tão prontas para o mercado. Das seis testadas, somente Qwen e Deepseek tiveram lucros, de 22,9% e 4,8%, respectivamente.
Grok e Claude que tiveram bons resultados iniciais, acabaram com perdas de 47,8% e 32,7%, respectivamente. Gemini e ChatGPT seguiram nas últimas duas posições do início ao fim.

Para os analistas da Binance, o experimento demonstrou as fraquezas da IA no mercado.
“O principal ponto é que a gestão de risco, e não a precisão das previsões, é o que determina o sucesso.”
“As maiores perdas surgiram do excesso de operações e uso inadequado de alavancagem, erros comuns entre traders, reforçando que disciplina e sobrevivência no mercado são fatores essenciais”, escreveu a Binance Research. “O teste também expôs o risco de “caixa-preta” da IA, em que decisões opacas em mercados rápidos e de alto risco podem levar a resultados imprevisíveis, até mesmo catastróficos.”
Binance destaca crescimento do protocolo x402
Outro destaque no relatório da Binance Research é o crescimento do protocolo de pagamento x402. O projeto foi divulgado por gigantes como Coinbase e Cloudfare em setembro e vem ganhando tração desde então.
Segundo o relatório, o protocolo registrou mais de 720 mil transações diárias no último dia de outubro.
“O crescimento foi inicialmente impulsionado pelos “HTTP mints” de um clique e reforçado por integrações do Google e da Cloudflare.”
“Atualmente, duas narrativas definem o ecossistema: a especulativa, alimentada por mints liderados por memecoins que atraem atenção, e a estrutural, à medida que agentes de IA adotam x402 para pagamentos autônomos envolvendo computação, dados e serviços de API”, escreveu a Binance Research.

Criptomoedas focadas em privacidade ganham adoção
Outro setor do mercado em destaque no relatório da Binance Research é o de criptomoedas privadas. O texto aponta que as três principais moedas tiveram um volume de transações 30% maior em outubro.
“O Zcash apresentou o avanço mais expressivo no mês, com um aumento de 160% na média diária de transações e atingindo novas máximas históricas de capitalização de mercado, chegando a superar a Monero.”

Indo além, os analistas dão destaques para avanços da tecnologia ZK (zero-knowledge), bem como nas propostas do Ethereum para aumentar a privacidade de seus usuários.
Por fim, a Binance também destaca que o mercado de criptomoedas segue aquecido mesmo após passar pelo maior evento de liquidação da história, mas nota ser necessário ter inteligência para desbravá-lo.