A Grayscale, famosa gestora de criptomoedas, anunciou nesta quinta-feira (13) que estará realizando um IPO na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o ticker “GRAY”.
Fundada em 2013, a empresa se tornou referência do mercado pelos seus fundos privados de criptomoedas, especialmente pelo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), que chegou a administrar 617 mil bitcoins em seu auge.
Mais tarde, a gestora converteu seus fundos privados de Bitcoin e Ethereum em ETFs. Embora tenha processado muitos pedidos de saque, a Grayscale continua sendo uma das maiores gestoras de ETFs cripto.
CEO da Grayscale confirmou informações
Em documento enviado à SEC nesta quinta-feira (13) mostra a intenção da Grayscale em abrir seu capital. Caso o IPO seja aprovado, as ações serão negociadas na NYSE sob o ticker “GRAY”.
A empresa não revelou o preço alvo das ações.

As informações também foram compartilhadas por Peter Mintzberg, CEO da Grayscale, nas redes sociais.
“A Grayscale protocolou publicamente hoje seu formulário S-1 junto à SEC e solicitou listagem na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo “GRAY”.”

Grayscale é mais uma gigante das criptomoedas a abrir capital
Atualmente a Grayscale é responsável pelos ETFs GBTC e BTC. Somados, eles administram US$ 22,2 bilhões em Bitcoin. Isso a deixa atrás somente da BlackRock neste mercado.
Outra diferença para outras gestoras está na taxa de administração. Isso porque o GBTC cobra 1,5% de seus investidores, bem acima dos 0,25% da maioria de seus concorrentes.

A gestora também administra dois ETFs de Ethereum, o ETHE e o ETH, também se posicionando como a segunda maior gestora dessa outra moeda. Mais recentemente, a Grayscale também lançou um ETF de Solana, o GSOL, continuando com seu pioneirismo.
Outros produtos de criptomoedas oferecidos pela gestora estão em fundos privados. Atualmente os maiores estão ligados à Zcash, Bitcoin Cash e Litecoin, mas também são oferecidos outros em forma de cesta, com diversos ativos em um único fundo.

Devido ao seu tamanho e lucros, a gestora é considera como a ‘galinha dos ovos de ouro’ do Digital Currency Group (DCG), ambos fundados por Barry Silbert.
Por fim, o IPO da Grayscale também relembra a força do setor de criptomoedas. Neste ano, outras empresas cripto, como Bullish e Circle, também abriram capital nos EUA.