O presidente André Magalhães assinou a divulgação do Edital 01/2025 do concurso público da Telebras (B3: TELB3) publicado nesta quinta-feira (11), e que é o primeiro da estatal a cobrar conhecimentos até na tecnologia blockchain.
As inscrições começaram nesta quinta e vão até o dia 2 de janeiro de 2026, com período de pedido para isenção da taxa até o dia 14 de dezembro de 2025. As provas devem ocorrer no dia 8 de fevereiro de 2026, em Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).
Embora ainda não presente no site oficial da estatal, o novo concurso público da Telebras ocorre após um hiato de 4 anos sem editais. Ou seja, para quem busca uma oportunidade no serviço público o novo edital abre vagas para 15 cargos distintos.
A banca do novo certame é a Cebraspe, empresa que já disponibilizou na íntegra o novo edital aos interessados.
Vinculada ao Ministério das Comunicações no Governo Federal, a Telecomunicações Brasileiras SA (Telebras) é uma empresa de sociedade anônima de capital aberto, de economia mista. Mesmo assim, segue sujeita às regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, visto que está em um processo de transição para se tornar uma estatal independente desde novembro de 2025.
Cobrando “blockchain” entre conhecimentos técnicos, Telebras é mais uma estatal a mostrar interesse em tecnologia emergente; salário inicial de R$ 11.680,78
Alcançando 53 anos desde sua fundação em dezembro de 2025, a Telebras é a estatal responsável por telecomunicações no Brasil. Assim, trabalha com levar internet e conectividade a brasileiros em vários municípios de todos os estados brasileiros.
E para avançar, a estatal mostra interesse em tecnologia emergentes, ao apostar na tecnologia blockchain no novo edital. Isso porque, os interessados em prestar o novo concurso público na vaga de Especialista Em Gestão de Telecomunicações – Analista de Tecnologia da Informação devem conhecer o tema.
Os inscritos devem ter diploma de ensino superior em instituição validada pelo MEC, com graduação na área de Tecnologia da Informação.
Para trabalhar em Brasília, as vagas para o cargo são 2, uma de Ampla Concorrência e outra para Pessoas Negras (Pretos e Pardos – PP). Além disso, outras 50 candidatos podem se classificar como Cadastro Reserva.
Já quem pretende trabalhar no Rio de Janeiro, há apenas a oferta de 30 vagas em Cadastro Reserva. A carga horário do cargo é de 40 horas semanais, com salário inicial de R$ 11.680,78, além de outros benefícios.