Paul Atkins, presidente da SEC, participou de uma entrevista com a Fox Business nesta segunda-feira (12) onde respondeu perguntas sobre os supostos US$ 60 bilhões em Bitcoin da Venezuela, bem como outros assuntos do mercado.
Como destaque, Atkins disse estar focado no Clarity Act, um projeto bipartidário que será apresentado nesta semana. Segundo o presidente da SEC, isso pode definir o tom do mercado para o resto do ano.
Em outro trecho, Atkins também fala sobre stablecoins, notando que o Genius Act foi a primeira vitória do governo.
Presidente da SEC afirma que bitcoins da Venezuela não são seu trabalho
Na última semana, uma investigação apontou que a Venezuela pode ter uma das maiores reservas de Bitcoin do mundo devido a uma suposta conversão de ouro na criptomoeda, bem como pelo seu uso no comércio internacional de petróleo.
As estimativas apontaram que a soma poderia ultrapassar a faixa de 600 mil bitcoins, avaliados em US$ 60 bilhões na cotação atual.
Questionado sobre como os EUA farão para tomar posse dessas moedas, Paul Atkins foi vago em sua resposta.
“Isso ainda está para ser visto”, iniciou o presidente da SEC, seguindo com elogios a Donald Trump, Marco Rubio e as forças armadas americanas pelo trabalho de captura de Nicolás Maduro.
Foi então que o âncora da Fox repetiu a pergunta, pressionando por uma resposta, e Atkins jogou a toalha.
“Bem, acho que deixo isso para outros na administração lidarem. Não estou envolvido nisso.”
Além do próprio confisco ser um problema, o verdadeiro ponto é que nem mesmo se sabe se esses bitcoins existem para início de conversa. Portanto, o assunto não deve estar sendo tratado com prioridade.
Essa semana ditará o ano inteiro do mercado, diz Atkins
Estendendo sua resposta, o presidente da SEC então aponta que ele está ocupado em algo que lhe parece mais importante, o Clarity Act.
“Estou realmente focado porque esta semana é uma semana importante, já que o Senado vai analisar um projeto de lei, um projeto bipartidário, que trará clareza e segurança jurídica ao mundo cripto e quanto à divisão de responsabilidades entre a SEC e a CFTC”, declarou Atkins.
“É uma semana importante e isso vai definir o tom para o resto do ano.”
O projeto de lei pode avançar já na próxima quinta-feira (15). Para a gestora Bitwise, esse é um dos três pontos mais importantes para o Bitcoin e as criptomoedas em 2026.
Segundo Atkins, o Clarity Act será o “próximo passo” após o Genius Act (que tratava sobre stablecoins) ter sido aprovado no ano passado.
“Isso se encaixa no foco do presidente em tornar os Estados Unidos a capital mundial das criptomoedas.”
Conforme o próprio nome sugere, o objetivo do projeto é trazer clareza regulatória para o mercado, facilitando o trabalho da SEC e da CFTC, e dando segurança para investidores e empreendedores do setor.