Em 2021, quando o mercado se recuperava da pandemia e passava por uma política monetária expansionista, Kevin Warsh disse publicamente que o “Bitcoin fazia sentido em um cenário como aquele”.
Nesta sexta-feira (30), Donald Trump confirmou sua indicação a presidência do Fed, o banco central dos EUA, colocando o nome de Warsh para aprovação do senado. Na publicação pela rede social Truth, Trump lembrou que o economista tem ampla experiência como membro do Fed, onde trabalhou na gestão de George Bush entre 2006 e 2011.
“Tenho o prazer de anunciar que estou indicando Kevin Warsh para o cargo de PRESIDENTE DO CONSELHO DE GOVERNADORES DO SISTEMA DA RESERVA FEDERAL. Kevin atualmente atua como Pesquisador Visitante Distinto da Família Shepard em Economia na Hoover Institution e como Professor na Stanford Graduate School of Business“, disse Trump.
Caso se confirme, o próximo presidente do Fed deve conduzir as operações com um olhar diferente ao mercado bitcoin, principalmente para empresas sob a regulação bancária.
“Se o bitcoin nunca tivesse existido, o ouro estaria se valorizando ainda mais agora, mas acho que se você tem menos de 40 anos, o bitcoin é o seu novo ouro“, disse Kevin Warsh no dia 6 de janeiro de 2021, para o Squawk Box.
“Bitcoin ganha uma nova vida como moeda alternativa na medida que o tempo passa“, completou na entrevista.
"If #bitcoin never existed gold would be rallying even more right now, but I guess if you are under 40 bitcoin is your new gold," says Kevin Warsh. pic.twitter.com/1xp16aE8QS
— Squawk Box (@SquawkCNBC) January 6, 2021
Kevin Warsh ajudou a conduzir sistema banco central dos EUA durante a crise de 2008, quando o bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto
O economista tem como marca na sua carreira a passagem pelo Fed entre 2006 e 2011, quando foi um dos diretores. Curiosamente, teve que trabalhar com o resgate de bancos durante a crise financeira global do subprime de 2008.
Com 35 anos quando assumiu a posição, um dos mais novos a chegar no posto da história, ele serviu como Assistente Especial do Presidente para Política Econômica e Secretário Executivo do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca de Bush.
“Conheço Kevin há muito tempo e não tenho dúvidas de que ele será lembrado como um dos GRANDES presidentes do Fed, talvez o melhor. Além de tudo, ele tem o perfil perfeito e nunca decepciona. Parabéns, Kevin“, disse Trump ao finalizar sua publicação na rede social.
Durante o mesmo período, em 2009, o Bitcoin ganhava o mundo com a divulgação de Satoshi Nakamoto em conversas com cypherpunks que lutavam contra a corrupção do sistema bancário, e queriam uma moeda alternativa para não depender mais de terceiros bancários corruptos.
O mercado ainda observa com cautela a chegada de Warsh, que ainda depende de aprovação dos senadores. De qualquer forma, com seu histórico de serviço público seu nome ganha força para substituir Jerome Powell, amplamente criticado por Trump.
