O Bank of America registrou a patente de uma nova carteira para armazenamento de criptomoedas. Inicialmente parece que o projeto contará com uma carteira física. Porém, o acesso a carteira será de forma compartimentada. Isso significa que o dispositivo poderá ser acessado parcialmente de acordo com as senhas registradas pelo usuário.
Existem vários tipos de carteiras para o armazenamento de criptomoedas. Geralmente elas são classificadas entre hot e cold wallets. O nome do tipo de carteiras já evidencia a forma que os dispositivos armazenam as criptomoedas. Além disso, existem carteiras que só existem no meio digital como também as físicas, conhecidas como hard wallets.
Uma carteira para criptomoedas com vários compartimentos
O Bank of America trabalha em um projeto diferenciado de carteira para armazenamento de criptomoedas. Através da patente registrada pelo banco, o projeto foi descrito como uma carteira completamente compartimentada. Sendo assim, o dispositivo contará com várias camadas protegidas para armazenar as criptomoedas.
A descrição do projeto apresenta senhas para diferentes camadas de armazenamento para criptomoedas no dispositivo. Desse modo, tecnicamente cada camada teria uma senha de acesso. Por outro lado, o dispositivo evidentemente contará com uma senha geral, que dará acesso a maior parte das camadas contendo criptomoedas.
Uma patente com mais proteção para as criptomoedas?
Segundo o registro de patente do Bank of America, o conceito de carteira para armazenar criptomoedas pretende ser mais seguro. O acesso a carteira poderá ser feito através de uma rede P2P. Isso permitiria que várias assinaturas fossem necessárias para acessar as criptomoedas armazenadas no dispositivo.
Ainda sem previsão para lançamento, o projeto do Bank of America pode não sinalizar pouca novidade para o mercado de criptomoedas. Isso pode acontecer após o projeto resumir a rede P2P da carteira em um processo de múltiplas assinaturas.
Carteiras com acesso a múltiplas assinaturas já existem no mercado há anos, dependendo da assinatura de várias pessoas para concluir o acesso. Enquanto isso, o registro de patente parece apresentar camadas diferentes que podem funcionar como compartimentos secretos dentro da carteira.
Bank of America solicitou 36 registros de patentes blockchain
O projeto do Bank of America foi intitulado como “Multi-Tiered Digital Wallet Security”. O pedido de registro de patente foi feito em fevereiro de 2018. Contudo, somente há alguns dias atrás que detalhes sobre a carteira digital foram revelados.
O Bank of America é o segundo maior banco dos Estados Unidos. Assim como outras instituições bancárias, o Bank of America investe em tecnologias voltada para a blockchain e o sistema financeiro. Além da patente para carteira de criptomoedas compartimentada, outros 36 pedidos de patente relacionada a tecnologia blockchain foram solicitados pelo banco.