Chirstopher Giancarlo foi presidente por cinco anos do CFTC (Commodity Futures Trade Comission), órgão do governo americano responsável pela regulação dos contratos futuros de commodities nos Estados Unidos.
Em matéria publicada nesse dia 22 de outubro, a Coindesk divulgou uma entrevista feita com Giancarlo onde ele fez revelações de graves e interessantes implicações para a compreensão da queda do preço do Bitcoin das suas máximas históricas em 2017 até o final do inverno em 2018.
O presidente do CFTC disse: “uma das histórias pouco conhecidas dos últimos anos tem que ver com o fato de o CTFC, o Tesouro e a SEC acreditam que o lançamento dos contratos futuros com Bitcoin tiveram impacto decisivo no estouro da bolha do Bitcoin. E funcionou.”
Os contratos futuros foram lançados dia 01 de dezembro de 2017, com o Bitcoin valendo perto de USD $ 20 mil e 17 dias depois ele começou a cair vertiginosamente até o final de 2018.
Girancarlo disse: “vimos a bolha e pensamos que a melhor maneira de lidar com ela seria permitir que o mercado interagisse com ela através dos contratos futuros”.
Ele também disse que sem a possibilidade de se apostar contra um mercado não é possível expressar o pessimismo em torno dele. Quando essa opção foi criada e permitida, então o mercado agiu balanceando a situação e os preços foram corrigidos.
Entusiastas das criptomoedas passaram a afirmar que tal movimento e consequências demonstram a preocupação do governo americano com o potencial do Bitcoin e das criptomoedas.
Isso tudo, portanto, pode indicar que o retorno do otimismo e a elevação dos preços em 2019 demonstra cada vez mais que o Bitcoin é anti-frágil e não será facilmente derrotado na luta contra as artimanhas estatais.
Conforme publicado pelo Livecoins, ex-candidato ao FED vai lançar criptomoedas pareada ao dólar americano.