Para todos os sites que veiculam propagandas pelo Google Adsense, uma nova extorsão envolvendo Bitcoin pode afetar seus negócios. Isso porque, caso as vítimas optem por não pagar, hackers fazem ameaças graves.
O Google Adsense é uma forma de monetizar sites, veiculando anúncios de empresas parceiras da gigante de tecnologia. Atualmente, é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro pelo Google, sendo dono de um website.
Além disso, o Google informa que são dois milhões de pessoas cadastradas no Adsense. Um site do setor de esportes localizado na América do Sul, por exemplo, poderia rentabilizar cerca de U$ 1500 por ano, apenas com o Adsense. Neste exemplo, o site deveria ter 50 mil visualizações mensais.
Apesar dos rendimentos não serem tão altos, a rentabilidade ajuda sites em seu desenvolvimento. Uma nova extorsão quer U$ 5 mil (R$ 20 mil) em Bitcoin para não prejudicar os anúncios com Google Adsense.
Surpresa para sites, nova extorsão envolvendo o Google Adsense quer Bitcoin como pagamento
Extorsão é o nome dado ao ato de obrigar alguém a ter certo comportamento por meio de ameaças. No Brasil, de acordo com o artigo 158 do Código Penal Brasileiro, é um crime passível de reclusão de quatro a dez anos mais multa.
Mesmo assim, hackers mal-intencionados tem buscado formas de cometer crimes contra pessoas e empresas. Nos últimos anos, com a popularização das moedas virtuais, alguns crimes associam estas em suas condutas maliciosas.
Nos últimos dias, a equipe de segurança digital da KrebsOnSecurity alertou para uma nova extorsão envolvendo o Bitcoin, que pode afetar o Google Adsense. De fato, os hackers têm forçado o algoritmo do Google a banir sites que utilizam o Adsense.
A política de anúncios do Google certamente atua de forma rígida com os sites que utilizam o Adsense. Nele, cliques automatizados são proibidos, uma vez que poderiam ser apenas para dar vantagens aos donos do website. Hackers, contudo, afirmam ter o conhecimento do sistema, e irão se aproveitar dele para colocar um site na lista negra do Google.
“SOMOS FAMILIARES COM OS ALGORITMOS DE VALIDAÇÃO DE TRÁFICO DO GOOGLE ADSENSE E POSSUÍMOS A SABEDORIA DE BANIR A CONTA DE QUALQUER ANUNCIANTE”, AFIRMA E-MAIL DOS HACKERS
Com essa falha, os hackers afirmam que se o dono de um website não pagar U$ 5 mil, em Bitcoin, terá seus anúncios Adsense alvo de tráfego artificial. Alguns donos de websites já receberam notificação do Google, que afirmou que iriam excluir os anúncios.
Google afirmou que seus sistemas são preparados para evitar este problema
Apesar da grave ameaça à rentabilidade de websites, e alguns já terem reportado o problema ao Google, a empresa afirmou para a KrebsOnSecurity que seus algoritmos impedem este ataque.
De acordo com o Google, há um centro de ajuda que ensina aos editores como prevenir a sabotagem em seu Adsense. Além disso, o Google coloca a disposição um formulário para que editores entrem em contato sobre casos suspeitos de sabotagem.
Se houver preocupações sobre tráfego inválido, eles devem nos comunicar e nossa equipe de Qualidade do tráfego de anúncios monitorará e avaliará suas contas conforme necessário.
Em resumo, os hackers poderão enfrentar dificuldades em atacar websites, no que depender do Google. Mesmo assim, alguns donos de websites já mostram preocupação com o novo ataque.
Os métodos de extorsão, envolvendo Bitcoin, já foram vários, até relacionados a hábitos de assistir filmes pornô. Ao receber um e-mail suspeito, o melhor caminho é buscar o suporte do Google Adsense e informar sobre a extorsão, que envolve o Bitcoin em seu caminho.