Todos querem saber na comunidade Bitcoin quando é a data do tão falado halving, evento esperado e discutido por muitos nos últimos dias. O acontecimento será em breve, e mesmo não tendo uma data exata, alguns sites podem ajudar na hora de acompanhar o momento exato.
O evento está em alta porque faz quatro anos desde o último halving do Bitcoin. Este evento tende a acontecer em média, a cada quatro anos. Contudo, para acontecer, o halving não mede o tempo de acordo com o calendário cristão, mas de acordo com a geração de blocos na rede.
Neste domingo, por exemplo, o Bitcoin está minerando sete blocos na rede a cada hora (60 minutos). Ou seja, no período de dez horas, o Bitcoin terá gerado cerca de 70 blocos válidos em sua rede, isso considerando a taxa atual. Essa taxa, entretanto, não é uma constante.
Cabe o destaque, que a rede está produzindo blocos de forma rápida, acima do normal de 6 blocos por hora. O motivo é que a taxa de hashs teve um aumento recorde neste fim de semana. Com isso, o halving poderia até mesmo ser realizado “antes da hora”.
Melhores sites para contagem regressiva até o halving do Bitcoin acontecer
Todos falam do halving, o quão importante e pode valorizar o Bitcoin, mas não citam maneiras para acompanhar ao vivo essa “live”. Para acompanhar o andamento do halving, alguns sites informam um cronômetro regressivo até o momento.
A comunidade Brasileira já criou dois contadores relevantes até o momento. Um deles foi o bitcoinhalving, construído pela corretora BitcoinTrade. Outro é o halving, que foi construído pelo o Bloco.
Além disso, há opções em inglês para acompanhar o halving do Bitcoin e um deles é o bitcoinblockhalf. Outra ferramenta que é bastante acompanhada por quem faz análise do Bitcoin, a coin.dance também criou um contador de halving.
Outras pessoas podem preferir acompanhar pelos block explorers, pois, quando o bloco 630 mil for encontrado, a recompensa por bloco terá caído para 6,25 BTC. Ou seja, menos bitcoins poderão ser comprados e gastos, com apenas cerca de 2 milhões restantes, uma moeda escassa e com fim.
Mas e aí, quando que vai acontecer, qual é a data do halving?
Se você observar bem, vai ver que todos os sites que listamos dão datas e horas diferentes para o famoso acontecimento. Com isso, fica claro que a informação é muito difícil de ser mensurada e praticamente depende da taxa de hashs que é gerada, que poderia acelerar ou atrasar o acontecimento do halving.
Neste ponto, o melhor lugar para se acompanhar o halving do Bitcoin e sua contagem regressiva, é analisando a altura do bloco sendo minerado através de block explorers ou mesmo pelo seu próprio node de Bitcoin.
Caso ache difícil fazer a sugestão do último parágrafo, os sites que apontamos acima, para contagem regressiva, vão lhe ajudar a não passar tão em branco deste momento. Se você tem alguma sugestão melhor além desta que citamos, não deixe de comentar abaixo.
P.S.: Não se esqueça da pipoca!