O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia criou uma campanha para ensinar bitcoin, blockchain e criptomoedas para a população. Os vídeos foram desenvolvidos em parceria com a Binance, a maior corretora cripto do mundo, em termos de volume negociado.
A iniciativa faz parte dos esforços do governo ucraniano de melhorar a alfabetização digital no país. Outros programas oferecidos pelo ministério incluem “lições digitais para professores” e “como se tornar um youtuber”.
Uma série de oito vídeos, cada um com 6 a 12 minutos de duração, descreve os conceitos básicos das criptomoedas e da blockchain. O empresário e ex-banqueiro Andreу Onistrat, que entrevista convidados que trabalham na indústria blockchain, foi escolhido como apresentador do projeto.
O primeiro episódio postado no YouTube apresenta o conceito das criptomoedas, cujas transações não precisam de aprovações e não podem ser canceladas.
No episódio, o gerente de marketing da Binance na Ucrânia, Ivan Paskar, também explicou que o bitcoin tem uma oferta limitada, imutável e controlada. Além disso, os dois especialistas falaram sobre a plataforma Ethereum, contratos inteligentes e exchanges descentralizadas.
Ao mesmo tempo, o apresentador tenta mostrar o lado negativo da descentralização, em situações que usuários usam moedas digitais em exchanges centralizadas.
O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia insiste na adoção de regras mais claras para as criptomoedas no país, o que contribuirá para o desenvolvimento do ecossistema de moedas digitais.
A Binance fez parceria com o ministério desde o ano passado para ajudar a melhorar a regulamentação das criptomoedas no país.
Se você entende bem de ucraniano, o vídeo pode ser visto abaixo:
No Brasil ainda não houve nenhuma iniciativa deste tipo. Será que algum dia nosso governo vai ensinar bitcoin para população?