O governo britânico e a Organização Mundial da Saúde (OMS) descobriram uma nova cepa do coronavírus. Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico, decidiu poucos dias antes do Natal avisar que a variante pode ser 70% mais transmissível do que a anterior. Isso criou um minipânico na França, Alemanha e outros países que anunciaram a proibição de voos devido a mutação do vírus.
A variante do coronavírus parece mais assustadora, já que foi dito que ela se espalha mais rápido, assim, o governo britânico tomou a decisão de restringir a movimentação em Londres, mas com uma diferença, as pessoas podem ir para o trabalho e para a escola.
Eles não poderão se encontrar agora no Natal, exceto aqueles que correram para sair antes que a movimentação seja barrada (foto).
Além disso, Londres está agora com temperatura baixa, o que teoricamente faz o vírus se espalhar mais rápido. O anúncio do novo vírus fez o mercado reagir, com a libra caindo 2%, o petróleo -6%, as ações britânicas -3%, o ouro -2% e o Bitcoin -3%, sendo negociado agora a $ 22,911.
As ações nos EUA também enfrentam queda, com o S&P 500 enfrentando baixa de 2,5% nesta segunda. As ações da Tesla caíram 6,3% em seu primeiro dia no índice.
O dólar, por outro lado, está em alta hoje, tendo seu índice valorizado acima de 91. A moeda americana está valorizando acima de várias moedas mundiais depois que os países europeus começaram a impor proibições de viagens ao Reino Unido.
Bitcoin cai quase 2 mil dólares após anuncio da mutação do vírus
O Bitcoin caiu mais de $ 1.800 nas últimas 24 horas. A moeda digital valorizou mais 220% no acumulado do ano e alguns analistas esperavam uma correção em algum momento. No sábado o Bitcoin bateu recorde de preço e foi negociado acima de $ 24 mil pela primeira vez na história.
A alta do fim de semana foi liderada por investidores de varejo. A queda de hoje, portanto, pode ser resultado do medo que esses investidores têm de uma queda brutal da moeda nos próximos dias.
No inicio da pandemia no mês de março o Bitcoin chegou a cair mais de 45% em um único dia. Se a situação se agravar e a nova mutação do vírus causar mais pânico, certamente muitas pessoas venderão suas posições, já que é possível que todo o mercado que atualmente está se recuperando volte a entrar em queda.
Apesar de a moeda ser considerada uma reserva de valor e teoricamente ter que reagir ao contrário, ou seja, valorizando, na verdade existem muitas pessoas que precisam vender o ativo em momentos de crise, seja para pagar contas ou suprir necessidades básicas.
Geralmente quem mantém o ativo em momentos de crise são as pessoas que conhecem realmente seu valor e podem aguardar uma recuperação.