Um dos maiores economistas do Brasil vai dar aula de blockchain na pós graduação da EA Banking School, um instituição que se apresenta como a “mais completa escola bancária do país.”
Em um vídeo publicado no perfil da empresa no Instagram, Samy Dana anuncia a novidade de dois cursos assinados por ele, uma pós graduação em Finanças e Banking e outra pós em Investimentos e Blockchain. O curso tem duração de 6 meses com 360 horas e custo de R$ 99 MENSAIS.
“Tenha aulas com os mestres mais renomados do mercado financeiro como Samy Dana, Carlos Neto, Roberto Pozzobon, José Renato Hopf e muito mais!”
“A pós-graduação em Investimentos e Blockchain fará você acompanhar os novos caminhos do setor de acordo com as demandas do mercado atual. Esteja pronto para um mercado ágil, personalizado e inovador.”
No vídeo, Samy Dana diz que assina os dois novos cursos de pós graduação e que ambos foram criados após uma análise com o interesse do mercado.
“Eu sou Samy Dana e quero comunicar que a partir de hoje a EA tem duas novas pós graduações, ambas assinadas por mim. Analisamos o mercado o momento da área e o que os profissionais mais estão buscando para suas carreiras, chegamos a duas especializações, a pôs em finanças e banking […] e a pós graduação em Investimentos e blockchain, que fará você acompanhar os novos caminhos do setor, de acordo com as demandas do mercado atual.”
Samy Dana e blockchain?
O anúncio fez muita gente pular da cadeira porque Samy Dana é uma das personalidades mais odiadas no mercado de criptomoedas, o economista criticou a moeda digital em diversas vezes quando era comentarista da rede Globo.
Desde que criticou o Bitcoin pela primeira vez em 2014, o ativo valorizou mais de 7000%. Isso fez a comunidade dizer recentemente que “ouvir Samy Dana é um risco”.
Apesar de criticar o Bitcoin e fazer alertas de bolha, Samy sempre afirmou que a tecnologia da moeda digital era “excelente”, no caso, a blockchain.
Em um vídeo publicado pelo G1 em 2017 Samy disse que não tinha nada contra a blockchain, mas que havia uma bolha no preço do Bitcoin. “Ninguém acredita que a tecnologia do bitcoin não seja inovadora”, disse ele.
Samy, portanto, sempre foi um critico dos movimentos de preço do Bitcoin, mas sempre deixou claro que era um entusiasta da blockchain.
Com relação as criticas que recebe da comunidade de criptomoedas, Samy falou recentemente que os fãs do Bitcoin o odeia, mas não entendem o que ele fala:
“O Pessoal de Bitcoin me odeia, mas acho que eles não entendem um pouco o que eu falo. O que que eu falo? Que isso é um ativo de risco! Muitas pessoas podem se machucar.”
Samy também se mostrou menos duro com as moedas digitais, demonstrando que pode estar mudando de lado, de um crítico feroz das moedas digitais para alguém que reconhece os riscos, como vários outros que já eram assim e tentavam mostrar isso a ele.
“Não tenho nada contra o Bitcoin nem outros criptoativos, são arriscados, podem ser úteis principalmente em momentos em que o governo está imprimindo dinheiro.”, Disse Samy Dana
A comunidade de criptomoedas costuma debater sobre se existe blockchain sem Bitcoin, contudo, o próprio mercado já mostrou que existe sim, com a tecnologia sendo aplicada em diversos outros mercados que não são necessariamente criptomoedas.
Apesar de ser conhecido como o maior crítico do Bitcoin no Brasil, Samy parece que está cada vez mais perto de se tornar um verdadeiro “bitcoiner”.